Estudo revela fruta responsável no controle do colesterol ruim; saiba usar

O suco desta fruta demonstrou potencial em diminuir os níveis de colesterol e melhorar a saúde cardiovascular

Em 2020, o Brasil registrou cerca de 104 mil mortes em decorrência de alguma doença relacionada ao aparelho cardiovascular | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O colesterol é um tipo de gordura que é encontrado em nosso organismo, sendo essencial para o bom funcionamento do corpo. Ele faz parte das membranas das células e está presente na pele, nervos, músculos, intestinos, fígado, cérebro e coração. Contudo, o excesso dessa substância é muito prejudicial. Existem várias doenças causadas pelo colesterol alto, como infarto, pressão alta, AVC, entupimento de artérias e veias, entre outras.

Se você sofre com níveis elevados dessa substância, você pode recorrer a diversos meios de tratamento, como medicamentos ou uma dieta saudável, sendo a maneira mais simples de reduzir os riscos causados por essa condição. Um novo estudo aponta que uma fruta que todos nós temos em casa, é capaz de auxiliar nesse quesito. O limão, rico em flavonoide e vitamina C, ainda entrega cálcio, magnésio, cobre e potássio, demonstrou nas pesquisas capacidade de reduzir os níveis altos de colesterol ruim e melhorar a saúde cardiovascular. Os benefícios se devem em grande parte aos altos níveis de flavonoides e vitamina C.

O estudo publicado na revista Nutrients descobriu que indivíduos com altos níveis de vitamina C na corrente sanguínea tinham níveis mais baixos de triglicerídeos e colesterol. Além disso, desfrutavam de melhor saúde metabólica do que aqueles com deficiência dessa vitamina. O risco de comprometimento cognitivo também foi menor.

Como usar para reduzir o colesterol ruim?

Você pode beber suco de limão logo pela manhã ou a qualquer hora do dia. Também pode adicionar uma colher de sopa de mel para adoçar o suco. Embora ainda não existam estudos que comprovem a eficácia, existe uma receita popular que mistura limão com alho. Essa combinação teria o poder ainda mais positivo. Isso acontece porque o alho reduz os níveis de lipídios no sangue e tem efeitos no sistema cardiovascular por meio de compostos de enxofre.

No entanto, é necessário ressaltar que em excesso, o suco de limão não faz bem ao esmalte dos dentes e pode até causar problemas digestivos para algumas pessoas. Em caso de dúvidas, é sempre importante consultar seu médico para uma orientação mais personalizada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES