Essa atividade física emagrece e previne doenças respiratórias

Médica destaca que, além dos benefícios estéticos, funcionais e terapêuticos, a atividade é eficaz na prevenção de doenças que afetam a respiração, inclusive as alergias

Dança ajuda a melhorar doenças respiratórias, principalmente | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A dança pode ser um excelente substituto na busca por uma melhor saúde física e mental para quem resiste à ginástica, musculação e atividades esportivas, em geral. Repetidos estudos confirmam que, além dos benefícios estéticos, funcionais e terapêuticos, dançar regularmente também contribui para uma respiração melhor.

De acordo com a otorrinolaringologista Dra. Cristiane Passos Dias Levy, do Hospital Paulista, a prática é um instrumento valioso no que refere à prevenção de doenças que afetam as vias aéreas, inclusive as alergias. "A prática regular de atividades físicas, como é o caso da dança, auxilia na prevenção e no tratamento de crises respiratórias, como rinite, sinusite, asma e bronquite. Isso porque ela atua em conjunto com fatores que estão diretamente ligados ao bom funcionamento do nosso sistema respiratório”, reitera. 

Dentre esses fatores, a especialista destaca controle de peso, melhora da qualidade do sono e aumento da força dos músculos envolvidos na respiração. "Especialmente em casos de alergias respiratórias, há inúmeros trabalhos que evidenciam a diminuição progressiva do desconforto e das manifestações alérgicas, à medida em que os pacientes aumentam sua resistência física e tolerância aos exercícios", pontua.

Ação

Dessa forma, mais do que recomendar, também é preciso estimular as pessoas a exercitarem o corpo por meio da dança. “A atividade física regular é, sem dúvida, uma das principais formas de manter a saúde em dia. Por isso, escolhemos a dança como temática da ação deste ano, que é a mais perfeita expressão da palavra saúde”, observa o Dr. Braz Nicodemo, diretor presidente do Hospital Paulista.

Números

Pesquisa recente, do Ministério da Saúde, aponta que apenas 11% dos paulistanos fazem exercícios físicos regulares. Os homens, segundo o levantamento, são os que mais resistem às atividades físicas. Apenas 8,16% deles praticam exercícios regularmente. Entre as mulheres, esse percentual é superior a 13%, o que indica a necessidade de ampliar esse contingente, independentemente do gênero. Nesse contexto, a dança é sem dúvida uma excelente opção para abandonar o sedentarismo e, consequentemente, elevar tais índices. 

Importante é dançar

Existem inúmeras formas de dançar e dá para fazer isso tanto indo a festas, em casa e até mesmo em academias ou escolas de dança. A escolha vai depender do estilo de vida e gostos de cada pessoa. Além disso, existem inúmeros ritmos que podem ser escolhidos, como aqueles que geralmente são dançados a dois e até mesmo os que podem ser praticados sozinho. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES