Essa bebida pode ser responsável por vários tipos de câncer, diz estudo

Estudo diz que restringir o consumo desse tipo bebida pode ajudar a modificar o risco da doença

Inúmeras pesquisas tem apontado que hábitos de vida e o que consumimos podem influenciar o desenvolvimento de várias condições de saúde saúde | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O site Câncer FactFinder, da Escola de Saúde Pública de Harvard, alertou para os riscos do consumo de bebidas alcoólicas. Isso porque, nos últimos anos, inúmeras pesquisas e estudos têm apontado que hábitos de vida e o que consumimos podem desempenhar um papel influenciador no desenvolvimento de várias condições de saúde, incluindo o câncer.

O veículo científico classificou o consumo de álcool como cancerígeno do Grupo 1, indicando que ele provoca câncer em humanos. A categorização do consumo parte da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC). Mas porque o consumo de álcool é prejudicial à saúde?

O consumo de álcool leva ao acúmulo de acetaldeído, que é um subproduto tóxico do etanol, ou seja, do álcool puro. No fígado, o etanol é convertido em acetaldeído e uma concentração alta deste pode interromper o processo de ligação do DNA, fazendo com que as células não se repliquem corretamente. Com isso, o dano celular aumentado associado ao consumo de álcool também contribui para um maior risco de absorção de substâncias cancerígenas pelas células superficiais.

Dose-resposta

Segundo pesquisas científicas, há uma forte “associação dose-resposta” entre o uso de álcool e o câncer. Em outras palavras, quanto mais uma pessoa consome álcool regularmente ao longo do tempo, maior é o risco de desenvolver um câncer associado ao álcool. Os riscos abrangem vários tipos de câncer. Por exemplo, bebedores moderados têm um risco 1,8 vezes maior de câncer de cavidade oral e faringe e risco 1,4 vezes maior de câncer de laringe em comparação com os não bebedores. O risco aumenta ainda mais para bebedores pesados.

Outros cânceres relacionados estão o esofágico, fígado, mama e colorretal com o consumo de álcool. Para câncer de fígado, por exemplo, o consumo excessivo de álcool está associado a um risco duas vezes maior. Quanto ao câncer de mama, o aumento do risco é maior para bebedores moderados e pesados.

É necessário salientar que, quando aliado ao consumo de bebidas alcoólicas, pode aumentar ainda mais o risco de confecção desses tipos de câncer, fazendo com que a prevenção e a consciência sobre esses hábitos sejam fundamentais para a promoção da saúde e do bem-estar. Portanto, fica claro que há uma forte ligação entre o consumo de álcool e o desenvolvimento de câncer. Com isso, é essencial encontrar maneiras de limitar o consumo de álcool e manter um estilo de vida saudável para minimizar esses riscos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES