Esse hábito comum pode causar complicações da diabetes

Alguns hábitos podem agravar doenças como a diabetes e é preciso estar atento para evitá-los

Comer muito rápido pode impactar de forma negativa a saúde de quem tem diabetes | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estudos recentes mostram que, ao se alimentar, o cérebro demora cerca de 5 a 20 minutos para ter a sensação de saciedade. Com isso, se a pessoa come de forma muito rápida ela tende a querer comer mais do que realmente necessita. Essa conclusão está presente no estudo do King’s College, de Londres

O estudo também revela que, além do que se come, o jeito que as pessoas se alimentam pode ser determinante para a saúde. Além disso, a pesquisadora e nutróloga Sarah Berry afirma que a mastigação também é importante e engolir os alimentos sem mastigá-los adequadamente pode, além de aumentar o peso corporal, também ocasionar complicações à saúde. Uma das possíveis consequências é a diabetes.

Por outro lado, ainda de acordo com a médica, comer de forma mais lenta e a mastigar da comida causam um estímulo à resposta dos hormônios que regulam o apetite. Além disso, a profissional afirma que isso também estimula mais a liberação de insulina, o que significa melhor controle da glicose.

Comer rápido e outras complicações

O estudo realizado pela  Universidade de Hiroshima, no Japão, mostra ainda que “comedores rápidos tinham quase o dobro de chances de desenvolver síndrome metabólica”. O termo médico síndrome metabólica designa uma combinação de diabetes, pressão e obesidade, deixando claro os riscos de comer muito rápido.

Diabetes

A diabetes acontece em decorrência da má absorção ou produção insuficiente de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, o Brasil possui atualmente mais de 13 milhões de pessoas com a doença, o que corresponde a 6,9% da população do país. 

O diabetes está longe de ser uma doença inofensiva, ela pode causar uma série de complicações. O aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações nos rins, no coração, nos olhos, nas artérias e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte. Diante disso, é necessário estar atento às formas de prevenção, para que se evite a doença.

Incidência

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. A causa do tipo de diabetes ainda é desconhecida e a melhor forma de preveni-la é com práticas de vida saudáveis (alimentação, atividades físicas e evitando álcool, tabaco e outras drogas).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES