Esse sintoma comum pode ser sinal de câncer de pulmão mas todos ignoram

De acordo com dados do Inca, o câncer de pulmão é o quinto tipo de tumor mais comum no Brasil

É preciso ficar atento a possíveis sinais de câncer de pulmão | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que o câncer de pulmão causou 28,6 mil mortes no ano de 2020, no Brasil. O que se percebe é que a maioria dos casos ainda tem um diagnóstico tardio e isso acontece, em boa parte das vezes, pela falta de acompanhamento médico adequado.

O diagnóstico precoce, no entanto, é crucial em casos de doenças como o câncer de pulmão, para que se tenha um resultado positivo com o tratamento. É isso que faz aumentar de forma significativa as chances de cura do paciente. Diante disso, é de grande importância estar atento aos primeiros sinais da doença.

De acordo com dados do Inca, o câncer de pulmão é o quinto tipo de tumor mais comum no Brasil. "Se o câncer de pulmão for detectado em estágios iniciais, o paciente terá mais opções de tratamento e maiores chances de remissão", disse o médico oncologista Xiuning Le em entrevista à revista Parade.

Tosse persistente

Se a pessoa apresenta uma tosse diferente do habitual, ou uma tosse persistente, esse é um sinal que não deve ser ignorado. "É importante fazer uma avaliação se alguém apresentar uma tosse nova ou persistente que dure várias semanas ou meses, especialmente em pacientes de alto risco com um histórico significativo de tabagismo", ressalta o médico.

Este é um sintoma que requer atenção principalmente porque é comum que ele seja confundido com algo inofensivo. Geralmente esse tipo de tosse é confundido com outras condições, o que não deve ser feito. "Os pacientes podem pensar que é apenas uma infecção ou um vírus respiratório", explica Xiuning Le.

O médico oncologista observa ainda que a tosse persistente pode acontecer de forma sazonal, apenas em alguns períodos, ou estarem relacionadas a alguma alergia. Isso faz com que as pessoas achem que não precisam se preocupar. Portanto, é fundamental prestar atenção a qualquer mudança na saúde respiratória e buscar orientação médica adequada quando necessário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES