Esses são os 16 sintomas da doença que levou Evaristo Costa à UTI

O jornalista brasileiro foi internado na última sexta-feira (12) devido a complicações causadas pela doença de Crohn

Essa doença também é um forte fator de risco para o desenvolvimento de câncer de intestino que celebridades como Preta Gil e Simony enfrentaram recentemente | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O jornalista Evaristo Costa foi internado às pressas na última sexta-feira (12) em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) devido a complicações ocasionadas pela Doença de Crohn, uma condição crônica gastrointestinal que tem o potencial de levar à morte. Essa doença atinge o intestino delgado e o cólon, mas pode também afetar outras partes do trato gastrointestinal.

Essa condição também é um forte fator de risco para o desenvolvimento de câncer de intestino que celebridades como Preta Gil e Simony enfrentaram recentemente. O número estimado de casos novos de câncer de intestino para o Brasil, para cada ano do triênio de 2023 a 2025, é de 45.630 casos, um número em crescente, segundo o Ministério da Saúde. A doença de Crohn não tem um fator específico para seu desenvolvimento, mas é sabido que ela pode afetar pessoas de todas idades, tendo uma maior incidência entre jovens adultos de 20 e 40 anos. 

Sintomas relatados por Evaristo Costa

O ex-global detalhou em suas redes sociais os sintomas que o levaram a buscar atendimento médico. De acordo com o jornalista, tudo começou com intensas dores abdominais, diarreia (que por vezes inclui presença de sangue) e febre, que resultaram em perda de peso e uma sensação de fadiga.

“A baixa imunidade deixa meu corpo aberto para entrada de vírus e bactérias, como aconteceu com minha perna há um mês. Se eu não me cuidar, posso ter complicações como anemia e perda de peso”, explicou o jornalista.

Outros sintomas 

A condição que acomete o jornalista pode ter seus sintomas confundidos com outras doenças que também afetam o trato gastrointestinal. Com isso em mente, é necessário procurar um auxílio médico para um diagnóstico correto. A seguir, conheça 16 manifestações mais comuns da doença de Crohn:

  • Dor abdominal: a dor na região abdominal é um dos sinais mais frequentes da doença de Crohn. Sua intensidade e localização variam, sendo comum concentrar-se na parte inferior direita do abdome.
  • Diarreia crônica: a presença constante de fezes líquidas, frequentes e urgentes é um sintoma crônico associado à doença de Crohn.
  • Perda de peso: esse sintoma ocorre devido à inadequada absorção de nutrientes pelo intestino inflamado.
  • Cansaço: a fadiga é outro sintoma recorrente, muitas vezes decorrente da inflamação crônica e da perda de nutrientes no organismo.
  • Febre: pode aparecer em certos casos da doença, especialmente durante episódios agudos de inflamação.
  • Sangramento retal: pode ocorrer, especialmente quando a inflamação afeta o reto e o ânus.
  • Enjoo e vômitos: esses sintomas também estão relacionados à doença de Crohn, especialmente durante períodos de inflamação e obstrução intestinal.
  • Alterações nas características das fezes: na doença de Crohn, as fezes podem apresentar mudanças na cor, consistência e odor devido à inflamação e má absorção de nutrientes.
  • Lesões cutâneas: algumas pessoas com doença de Crohn podem desenvolver lesões na pele, como erupções cutâneas, úlceras e feridas.

Outros sinais de alerta

A doença de Crohn também pode apresentar sintomas que não estão ligados ao trato gastrointestinal, como:

  • artrite;
  • aftas;
  • anemia;
  • dores articulares;
  • olhos vermelhos e inflamados;
  • boca seca;
  • inflamação nas vias biliares.

Tratamento

A doença enfrentada por Evaristo Costa não possui cura definitiva, mas existe tratamento que visa controlar a inflamação, que se torna comum nesse quadro devido ao risco de contribuir para a evolução para condições gastrointestinais mais graves. O importante é manter-se atento e buscar ajuda médica quando necessário, como fez o comunicador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES