Esta dieta reduz o risco de Alzheimer em até 53%, aponta estudo

A Doença de Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória

Alguns alimentos podem ajudar a prevenir o Alzheimer, segundo estudo | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo realizado pela National University Bangladesh, no sul da Ásia, mostra que a dieta mediterrânea é capaz de reduzir o risco de uma pessoa ter Alzheimer em até 53%. A Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores fizeram um levantamento de artigos disponíveis em plataformas como Scopus, PubMed e Google Scholar. As publicações utilizadas fazem uma verificação das relações entre as dietas, mal de Alzheimer e condições socioeconômicas em estudos preventivos da doença de Alzheimer, segundo publicou o Sport Life.

A partir disso, os estudiosos perceberam que o ômega-6, nutriente encontrado em quantidades significativas em nozes e peixes, desempenha a maior parte das funções na depuração de Aβ, a transtirretina. Além disso, eles constataram ainda que a vitamina D inibe a apoptose Aβ fibrilar induzida.

Com isso, os pesquisadores alegam que a dieta mediterrânea é capaz de reduzir o risco de Alzheimer em um percentual que varia de 35% a até 53% no caso de pessoas que cumprem moderadamente. Já os indivíduos que seguem essa dieta por um longe período possuem um risco de 39% a 54% menor de desenvolver a doença.

A única ressalva feita pelos estudiosos é sobre o alto custo da dieta mediterrânea, que deixa dúvidas em relação á eficácia da prevenção no caso de dietas leves. Os estudiosos que lideraram a pesquisa foram Nusrat Zahan Bhuiyan, Md. Kamrul Hasan, Zimam Mahmud, Md. Sabbir Hossain e Atiqur Rahman.

O que é e como fazer a dieta mediterrânea

Essa é uma dieta feita à base de alimentos frescos e naturais, como vegetais, legumes, frutas, oleaginosas e grãos. Peixes ricos em ácidos graxos, pequena quantidade de carne vermelha e frango também fazem parte desse plano alimentar. “Os pesquisadores elencam três tipos de dietas e dividem o estudo em primária e prevenção secundária para as doenças de Alzheimer. Além da mediterrânea, uma outra dieta é a dieta Dash, que é meio que uma dieta aprovada para diminuição e modulação da hipertensão. Envolve como se fosse uma diretriz para minimizar as doenças neurodegenerativas”, comenta o professor universitário e nutricionista esportivo da Integralmédica Jean Silvestre, em entrevista ao Sport Life.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES