Está mal? Conheça 9 técnicas infalíveis para parar de tossir

A tosse é um mecanismo de defesa do sistema respiratório, uma reação do organismo a agentes agressores ou irritantes

Hidratação, repouso, dieta balanceada e hábitos saudáveis ajudam a suavizar a tosse | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a mudança do tempo e a chegada do período mais frio, um reflexo natural do corpo retorna junto: a tosse. A condição natural serve para eliminar qualquer irritante no pulmão ou garganta e pode ser causada por fatores como gripe, COVID-19, alergia, resfriado, sinusite ou refluxo gastroesofágico, por exemplo. Algumas dicas que ajudam a parar de tossir são tomar xarope de cenoura, beber bastante água e fazer nebulização com soro, por exemplo, porque hidratam as vias aéreas, facilitam a eliminação de secreções e diminuem a irritação na garganta.

Como o descanso faz parte das recomendações para recuperar de uma infecção respiratória, saber como aliviar a tosse seca se torna uma dúvida muito frequente e importante. Para ajudar você a acalmar a irritação da garganta, separamos um guia com nove dicas simples.

1) Higienização nasal

A lavagem nasal é uma prática antiga de cuidado das vias aéreas superiores que se originou na tradição médica Ayurveda. A lavagem nasal é muito indicada para tratamento de rinossinusite crônica e rinite alérgica e também para tratar e prevenir infecções das vias aéreas, especialmente em crianças.

2) Xaropes

Para a tosse produtiva, os xaropes antitussígenos têm pouca efetividade, pois neste caso o que faz o indivíduo tossir é a presença da secreção que, quando está na via aérea, estimula os receptores de tosse que existem na mucosa. Então, enquanto a secreção não diminui, não dá para reduzir o sintoma. Já na tosse seca, os xaropes possuem um bom efeito, pois eles vão atuar no mecanismo da tosse, aliviando seus receptores.

3) Remédios caseiros

O mais indicado é o soro fisiológico (seja via spray ou nebulização). Ele vai fazer com que o muco fique mais solúvel e assim pode ter alívio dos sintomas. No entanto, sempre antes de prescrever qualquer tratamento para alívio de sintomas, seja natural ou medicamentoso, é fundamental entender o que está provocando o problema naquela pessoa especificamente.

4) Chás

Os chás também têm papel no alívio da tosse, uma vez que, além de hidratar, podem ser calmantes, pois contém substâncias expectorantes ou anti-inflamatórias. Quando servidos quentes, liberam vapores que ajudam a suavizar o sintoma. O Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira, formulado por um comitê da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) traz diversas informações sobre o tema.

5) Hábitos saudáveis

Manter a casa ventilada ajuda não somente na redução de irritantes ambientais às vias respiratórias, mas também na chance de transmissão agentes infecciosos. A limpeza constante do ambiente também é fundamental. Evitar brinquedos de pelúcia, usar protetores de colchão e travesseiros e trocar de roupa de cama frequentemente são outros exemplos de como combater os aeroalérgenos. Não fumar e praticar exercícios físicos também contribuem para o sistema imunológico, deixando-o mais preparado para combater as causas da tosse.

6) Dieta balanceada

Manter uma dieta completa e balanceada, alimentar-se nos horários certos e em porções adequadas também podem evitar disfunções como o refluxo gastroesofágico, que é um importante causador de tosse crônica.

7) Hidratação

Além de manter as vias aéreas lubrificadas, evitando a sua irritação, fluidifica a secreção, o que facilita sua expectoração. A água é fundamental para todas as funções do organismo, inclusive para o bom funcionamento do sistema imunológico.

8) Descanso

O repouso reduz a frequência respiratória e o esforço para respirar, melhorando o fluxo de ar no sistema respiratório e com isso provoca menos irritação nas vias aéreas. Apesar do desconforto, ao ingerir bastante líquidos e fazer repouso, o indivíduo estará ajudando o corpo a promover a cura, principalmente por evitar sobrecarga do sistema imune e diminuir a exposição a novos microrganismos durante um evento em que o corpo encontra-se debilitado.

9) Umidificar o ambiente

Um ar mais úmido ajuda no combate a tosse, principalmente a do tipo irritativa (aquela seca). Porém, ao optar por manter um aparelho umidificador, é necessário muito cuidado na higienização, que deve ser feita diariamente.  A presença de tosse indica um problema de saúde na maioria das vezes no sistema respiratório. Sempre seu médico deve ser consultado a fim de que juntos possam definir a melhor decisão terapêutica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES