Estas 3 dicas essenciais vão te ajudar a prevenir o câncer

Se você tem histórico de câncer na família esse é um bom motivo para que você redobre os cuidados

Algumas práticas ajudam a prevenir o desenvolvimento de um câncer | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se você tem histórico de câncer na família esse é um bom motivo para que você redobre os cuidados com sua saúde e adote algumas medidas importantes para reduzir os ricos de também desenvolver a doença. O câncer, ou tumor maligno, é como se chama o conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células. 

Essas células dividem-se rapidamente e agrupam-se formando tumores, que invadem tecidos e podem invadir órgãos vizinhos e até distantes da origem do tumor (metástases), segundo informações presentes no site do Ministério da Saúde. Elas interrompem o funcionamento normal do corpo, dificultando o trabalho do sistema imunológico de combatê-las de forma eficaz.

Embora exista uma série de fatores que contribuem para o desenvolvimento do câncer, como influências ambientais e mutações genéticas, estudos mostram que o estilo de vida de cada pessoa pode interferir, sendo importante inclusive para a prevenção da doença. Adotar hábitos de vida mais saudáveis, priorizando uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física, ajuda a reduzir os riscos de desenvolver a doença.

Algumas dicas vitais para prevenir o câncer

Dieta bem balanceada

Pesquisas mostram que alimentos como vegetais, frutas e grãos são ricos em antioxidantes e fitoquímicos, substâncias que ajudam a proteger o corpo contra agentes que causam câncer. Além de reforçar os mecanismos de defesa naturais do organismo contra a doença, esses alimentos também são importantes para a saúde em geral.

Priorizar a atividade física regular

Não é novidade que a prática regular de atividade física faz bem à saúde e, para além disso, manter esse hábito ajuda a manter os níveis hormonais e a regular a função imunitária do corpo, o que ajuda a reduzir os riscos de câncer. Além disso, praticar atividade física contribui para que a pessoa se mantenha no peso ideal e combata a obesidade, que está ligada ao câncer.

Ficar atento às toxinas ambientais

Outra atitude que também tem um impacto positivo na saúde é evitar se expor a substâncias nocivas, como o cigarro, os aditivos químicos nos produtos, a poluição atmosférica e os pesticidas. Fumar ou mascar produtos de tabaco pode causar câncer de pulmão e de boca. Já o abuso de álcool pode causar câncer de fígado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES