Estas atividades que você faz em casa reduzem riscos de problema cardíaco

Estudo liderado pela Universidade de Sydney revelou que atividades cotidianas melhoram a saúde do coração

Manter-se em movimento ajuda a melhorar a saúde do coração | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estudo recente liderado pela Universidade de Sydney revelou que atividades cotidianas como limpar o chão de casa, subir escadas e até mesmo o simples ato de se agachar para lavar roupa podem contribuir para minimizar os riscos de um ataque cardíaco e derrame. Segundo a pesquisa, realizar essas atividades, mesmo que por períodos curtos, ajuda na manutenção da saúde cardiovascular.

Para o estudo, os cientistas acompanharam, por oito anos, mais de 25 mil adultos no Reino Unido. Nenhum deles praticava atividade física ou exercícios formais. Eles eram monitorados por dispositivos de pulso, que registravam seus padrões de atividade física e o grau de intensidade do esforço que eles realizavam.

Resultados

A pesquisa mostrou que é possível associar os períodos de atividades intensas moderadas a vigorosas, dos participantes, mesmo em períodos curtos, a uma queda significativa de eventos cardíacos graves, diminuição do risco de morte e ainda queda no risco de acidente vascular cerebral (AVC).

A movimentação consistente, com duração de pelo menos um a três minutos, foi associada a uma queda de 29% no risco de se ter um Acidente Vascular Cerebral e ataque cardíaco. A queda do nível de mortalidade foi de 44%. Os cientistas concluíram ainda que quanta mais se pratica atividade física, menores são os riscos.

Mais atividade, mais saúde?

Segundo o principal autor do estudo, a Matthew Ahmadi, as conclusões são encorajadoras: “Este estudo sugere que as pessoas poderiam reduzir potencialmente o risco de eventos cardíacos graves ao se envolverem em atividades de vida diária de intensidade pelo menos moderada, onde idealmente se movem continuamente entre 3 a 10 minutos”, relata.

O cientista ressalta que esse tipo de atividade é acessível e pode ser praticada até mesmo por quem  não pode realizar exercícios formais. “A mensagem aqui é que qualquer tipo de atividade é boa para a saúde, mas quanto mais esforço você colocar nessas tarefas diárias e quanto mais tempo você mantiver essa energia, mais benefícios você provavelmente colherá”, resume.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES