Estes 10 sintomas podem indicar câncer mas as pessoas ignoram

Quando diagnosticados precocemente, a maioria dos casos de câncer são tratáveis e com resultados positivos

Quando se tem o diagnóstico precoce de câncer, as taxas de sobrevivência triplicam | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando se ouve falar que alguém teve diagnóstico de câncer, a primeira coisa que se pensa é em uma doença fatal. No entanto, esse quadro vem mudando nas últimas décadas e a taxa de sobrevivência triplicou desde a década de 1970, principalmente quando se tem um diagnóstico precoce.

Se diagnosticado antes de estar em quadro avançado, a maioria dos tumores são tratáveis com um resultado positivo para o paciente. O problema é que muitas vezes as pessoas ignoram os sintomas e não buscam um atendimento médico. “Há quem pense que não deveríamos encorajar as pessoas a serem hipocondríacas, mas temos um problema com indivíduos que não vão ao médico porque acreditam que estão desperdiçando seu tempo e usando inutilmente os recursos do sistema de saúde", disse, à BBC News Mundo, a pesquisadora da University College London Katriina Whitaker.

A BBC fez uma lista com 10 sintomas gerais de câncer que, segundo a American Cancer Society, não devem ser ignorados. O primeiro deles é a perda de peso inexplicável. Apesar de esse sintoma ser mais comum em pessoas que sofrem com câncer de pâncreas, estômago, esôfago e pulmão, a maioria das pessoas costuma apresentar perda de peso em algum momento. Se você percebe a perda de 5 kg ou mais, sem explicação, isso é motivo para ligar o alerta.

Cansaço

Se você sente uma cansaço ou fadiga extrema que não vão embora mesmo após um período de repouso, esse pode ser outro motivo para ligar o alerta. Esse sintoma pode acontecer com a progressão do câncer. Já em alguns casos específicos, como a leucemia, por exemplo, o cansaço pode acontecer no início da doença.

Alterações

Algumas alterações como diarreia, constipação ou mudanças no tamanho das fezes podem ser um sintoma de câncer no cólon, caso aconteça por um período longo de tempo. Já casos em que se percebe sangue na urina, dor ao urinar ou mesmo mudanças na frequência com que se faz xixi, podem indicar câncer de bexiga ou próstata.

Feridas que não cicatrizam

As pessoas precisam ficar atentas a feridas que não cicatrizam por um tempo superior a quatro semanas. No caso de feridas na boca, por exemplo, se o processo de cicatrização não acontecer é preciso que o caso seja avaliado por um médico ou dentista, pois pode ser um sinal de câncer bucal. Já no caso de feridas na vagina ou no pênis, que demorar a cicatrizar, o caso também precisa de uma avaliação médica.

Outros sintomas:

Alterações na pele

Sangramentos

Rigidez ou caroços em qualquer parte do corpo

Dificuldade para engolir

Tosse ou rouquidão persistente

Febre



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES