Estes 3 hábitos podem detonar a saúde dos seus rins

Os rins são órgãos fundamentais para o bom funcionamento do corpo e precisam de cuidados

Os rins desempenha importantes funções para o organismo | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os rins são órgãos fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Eles filtram o sangue e auxiliam na eliminação de toxinas do organismo, regulando o equilíbrio dos fluidos e contribuindo para manter a saúde geral do corpo.  Nesse processo, eles retiram o excesso de água e sais e devolvem ao organismo proteínas e nutrientes.

Para que esse funcionamento continue se dando de forma plena, os rins precisam estar saudáveis, mas nem todo mundo toma os cuidados necessários para manter a saúde desse órgão. Quando isso acontece, os rins podem sofrer de doença renal crônica, que é um problema silencioso, não apresenta sintomas e tem registrado crescente prevalência, alta mortalidade e elevados custos para os sistemas de saúde no mundo.

Beber pouca água

Existem alguns hábitos que podem prejudicar os rins e um dos principais é beber pouca água. Quando o corpo está desidratado, pode ocorrer a formação de cálculos renais e outras complicações.  Em caso de baixa ingestão de água, o corpo ficará desidratado, comprometendo o equilíbrio dos fluidos corporais, bem como a função dos órgãos e sistemas. Isso também compromete o transporte de nutrientes e a eliminação de resíduos. 

Consumo de sal em excesso

A ingestão frequente de grandes quantidades de sal prejudica os rins e causa problemas de saúde. Isso porque, quando há um grande consumo de sal, os rins precisam trabalhar muito mais para eliminá-lo, elevando a pressão sanguínea. A Organização Mundial da Saúde recomenda que o consumo diário de sal não ultrapasse 5 gramas para um adulto.

Consumir excesso de proteína animal

Ingerir proteína de forma excessiva pode trazer prejuízos para os rins, pois esse tipo de alimento pode sobrecarregar esse órgão, dificultando o bom desempenho de suas funções e aumentando os riscos de cálculos renais. Além disso, o excesso de proteínas pode aumentar o risco de alterações no fígado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES