4 hábitos que parecem inofensivos, mas destroem a saúde dos seus rins

Os rins são órgãos fundamentais para o bom funcionamento do organismos

Os rins são órgãos que precisam de cuidados para não adoecerem | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os rins são órgãos fundamentais para o bom funcionamento do organismos, eles são responsáveis por eliminar as substâncias nocivas ao organismo, são eles que filtram o sangue e regulam os fluidos, hormônios, ácidos e sais no corpo. No entanto, se não receber os cuidados necessários, os rins podem sofrer danos, que podem resultar em lesão renal aguda ou doença renal crônica.

"Na forma aguda, o insulto ao rim ocorre rapidamente, podendo levar à perda da função dos rins de horas a dias - e é potencialmente reversível; quando crônico, o problema perdura por mais de 3 meses, ocasionando perda da função dos rins de caráter crônico e progressivo", explica Caroline Reigada, médica nefrologista, especialista em Medicina Interna pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e em Nefrologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

O Hospital do Rim, de Ivaiporã, em seu site, traz alguns hábitos que podem causar grandes prejuízos aos rins. O primeiro deles e o mais popular, é beber pouca água. Esse erro pode causar uma lesão renal grave nos rins, devido ao fato de os sangue ficar muito concentrado, reduzindo assim o fluxo para os rins, dificultando a eliminação das toxinas do corpo.

Um hábito que parece inocente, mas que pode trazer danos graves aos rins é o costume de segurar a urina. Algumas pessoas fazem isso para conseguir completar uma tarefa ou até mesmo por estar em um local em que não existem banheiros de fácil acesso. No entanto, fazer isso por muito tempo pode ocasionar o acúmulo de bactérias além do aparecimento de complicações, como hipertrofias e hidronefrose (aumento da pressão da urina nos rins).

Fumo e álcool

Muitas pessoas associam o cigarro com mais facilidade a danos causados aos pulmões, no entanto, além de danificar outros órgãos do corpo, o cigarro é uma das principais causas de insuficiência renal terminal. Já no caso do álcool, existem algumas bebidas que levam toxinas e componentes agressivos para os rins e fígado. Além disso, consumir álcool de forma exagerada contribui para desidratar o corpo, causando prejuízos à atividade normal dos rins.

Excesso de Sódio

A ingestão frequente de grandes quantidades de sal prejudica os rins e causa problemas de saúde. Isso porque, quando há um grande consumo de sal, os rins precisam trabalhar muito mais para eliminá-lo, elevando a pressão sanguínea. O excesso de algumas outras substâncias também é prejudicial, como a proteína, os analgésicos e a cafeína.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES