Estes 5 alimentos ajudam a prevenir o câncer. Quais você consome?

Uma boa alimentação é uma aliada na prevenção de diversas doenças

Uma alimentação deve ser colorida e rica em nutrientes | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que o Brasil deve registrar, até 2025, até 704 mil novos casos da doença. Diante disso, é importante ressaltar a importância de bons hábitos para a prevenção, principalmente no que se refere à alimentação. A nutricionista clínica e funcional Gisela Savioli afirma que existem alguns alimentos que são fundamentais para incluir na alimentação.

“A verdade é que a alimentação anticâncer é uma alimentação anti-inflamatória. Isto é, a mais natural possível, sem agrotóxicos, preferencialmente sazonal, com riqueza e variedade de nutrientes, antioxidantes, e compostos bioativos. Isso vale para qualquer estágio: prevenção, tratamento e combate de doenças crônicas”, pontua Gisela. 

O médico Dr. Christian Aguiar lembra que não existe uma garantia absoluta de que o consumo desses alimentos possa prevenir o câncer. No entanto, vários estudos sugerem que uma alimentação à base de certos alimentos pode diminuir o risco de desenvolver alguns tipos de câncer. “Esses alimentos geralmente são ricos em antioxidantes, vitaminas, minerais e fitoquímicos que podem ter propriedades anticancerígenas. Portanto, incorporá-los em sua dieta pode ajudar a promover a saúde e reduzir o risco de desenvolver câncer”, explica o médico.

Alimentos que ajudam a prevenir o câncer

Couve. Gisela afirma que esse vegetal é rico em componentes nutricionais. Ele é fonte de magnésio, que é ela classifica como o maestro do organismo às refeições; vitamina C; betacaroteno; Indol 3-carbinol, que é conhecido por ajudar a evitar a proliferação de células cancerígenas. Não à toa, os oncologistas costumam dizer que as células cancerígenas odeiam couve. 

Brócolis. É um vegetal rico em vitaminas A, C, E e K e uma ótima fonte de ferro, potássio, cálcio e fósforo. No entanto é preciso saber como preservar as propriedades deste alimento. “O brócolis precisa ser cozido no vapor, por dois minutos no máximo, preservando sua crocância. A dica é mastigá-lo 30 vezes antes de engolir”, explica Gisela.

Alho. O alho contém compostos antioxidantes, como alicina, que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres nas células. Isso pode ajudar a prevenir danos ao DNA, que é um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento do câncer. Além disso, ele possui propriedades anti inflamatórias, que podem ajudar a reduzir a inflamação crônica, que tem sido associada ao desenvolvimento de vários tipos de câncer.

Os outros dois alimentos da lista dos cinco são a couve de bruxelas, que é rica em antioxidantes, como enxofre e magnésio, que ajudam o fígado a fazer o detox das substâncias que adoecem e inflamam o nosso organismo, e o gengibre, também rico em antioxidantes. “Não é exagero dizer que a cada garfada nós contribuímos para o nosso destino. É o fator que mais interfere na prevenção de doenças ou no aceleramento de quadros crônicos. E na cozinha temos uma farmácia natural, à nossa disposição, Quanto mais colorida a refeição, mais protetora ela é”, orienta Gisela.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES