Estes alimentos que você consome com frequência aumentam o risco de câncer

Alguns alimentos não fazem bem para a saúde e pesquisas mostram que eles aumentam os ricos do aparecimento de um câncer

Alimentos ultraprocessados são prejudiciais à saúde | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não é segredo para ninguém que alimentos ultraprocessados não são saudáveis e devem ser evitados. Eles são ricos em açúcar, gorduras e conservantes, que, se ingeridos em maiores quantidades, podem ser prejudiciais à saúde. Além disso, um estudo associou esse tipo de alimento ao aumento da incidência de câncer.

A pesquisa, que levou em consideração dados do Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde da Escola de Medicina da Universidade de Washington, dos Estados Unidos, mostrou que nas últimas décadas houve uma alta no número de casos de câncer entre pessoas na faixa etária de 25 a 29 anos, superando até mesmo os casos da doença entre os idosos.

O estudo mostrou que, entre os anos de 1990 até 2019, houve um aumento de 70% nos casos de câncer colorretal, entre pessoas de 15 a 39 anos. Esse tipo específico da doença está intimamente ligado ao consumo de alimentos ultraprocessados, além de produtos embutidos, que têm em sua composição ingredientes com potencial cancerígeno.

“Diante dessas descobertas preocupantes, é fundamental repensar nossas escolhas alimentares, mesmo quando se trata de lanches entre refeições. Optar por opções saudáveis e nutritivas pode fazer uma grande diferença na manutenção da saúde e na prevenção de doenças graves, como o câncer”, diz o médico nutrólogo Dr. Ronan Araújo.

Opções saudáveis

O médico foi questionado sobre opções saudáveis e nutritivas para substituir o consumo de alimentos como os ultraprocessados e sugeriu frutas frescas, como peras, maçãs, uvas, bananas,  morangos ou fatias de melancia, que segundo ele são opções de alimentos ricos em fibras e vitaminas.

“Nossas escolhas de lanches importam tanto quanto as principais refeições quando se trata de manter uma dieta equilibrada e promover a saúde a longo prazo. Portanto, pense duas vezes antes de optar por aquele lanche ultraprocessado e faça escolhas que beneficiem seu corpo e bem-estar. Seu futuro saudável agradecerá”, termina o Dr. Ronan Araujo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES