Estes alimentos vão ajudar a prevenir problemas na sua visão

Cada alimento tem suas propriedades e nutrientes e alguns deles conseguem ser benéficos para a saúde dos olhos

Alguns alimentos são aliados da saúde dos olhos | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um boa alimentação, balanceada e saudável, é o caminho mais fácil para uma vida com saúde. Cada alimento tem suas propriedades e seus benefícios. No caso da visão, ela também é impactada de forma positiva por alguns alimentos. Pensando nisso, o oftalmologista e consultor da HOYA Brasil, Celso Cunha, deixa algumas dicas de alimentos que devem ser priorizados.

As frutas são o primeiro grupo defendido por ele. “As frutas vermelhas ou roxas, como morango, cereja e amora, são ricas em Vitamina C e combatem os radicais livres, que auxiliam na prevenção da perda de visão. Já as frutas amarelas ou verdes, como laranja e limão, são fontes de carotenoides e previnem a deterioração da mácula”, diz Celso.

Os alimentos alaranjados e as verduras também são importantes aliados da saúde dos olhos e devem ser incluídos sempre na dieta. “Cenoura, mamão e abóbora são ricos em vitamina A e betacaroteno, que funcionam como antioxidantes, auxiliam na proteção da retina e o desgaste da mácula”, destaca Cunha. “Couve, espinafre e brócolis são folhas verde-escuras, apresentam uma concentração maior de luteína e vitaminas antioxidantes”, completa o médico.

Peixe, fígado e ovos

Algumas pessoas sofrem com a síndrome de olho seco, que costuma ser bastante incômoda, mas existem alguns alimentos que ajudam a amenizar o problema. “Salmão, truta e atum são ricos em ômega 3, minerais e vitaminas A, B, D e E, que ajudam na lubrificação dos olhos e favorecem quem tem a síndrome do olho seco. Além disso, o fígado é rico em vitamina A, substância essencial para a saúde dos olhos e os ovos possuem luteína, zeaxantina, vitamina C, vitamina E e zinco, nutrientes que ajudam a prevenir e proteger os olhos contra a cegueira noturna e olhos secos”, explica.

O azeite de oliva e o óleo de linhaça proporcionam muitos benefícios para a saúde dos olhos de quem os consome com regularidade. “Azeite de oliva é rico em ômega 3, auxilia como antioxidante, e em vitamina E e polifenóis, que atuam com ação anti-inflamatória. O óleo de linhaça contém ômega 3, ômega 6, ômega 9 e ajuda no fortalecimento do sistema imunológico”, garante.

Ajuda profissional

O oftalmologista ressalta que em caso de qualquer sinal de problema na visão, deve-se buscar a ajuda de um médico especialista. “Apesar das dicas apresentadas, é importante ressaltar que na presença de qualquer desconforto ou problema visual é indicada a visita a um médico oftalmologista. O diagnóstico precoce de algumas doenças pode ser essencial para o tratamento e correções necessárias. Os cuidados com a saúde ocular devem ser constantes, invista em exames preventivos e fique em dia com a sua visão”, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES