Estes fatores aumentam o risco de desenvolver câncer no fígado

Se não receber os cuidados necessários, o fígado pode adoecer e desenvolver problemas graves como o câncer

O fígado precisa de alguns cuidados para não adoecer | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O fígado é a maior glândula do corpo humano e desempenha inúmeras e importantes funções no organismo. Se não receber os cuidados necessários, este órgão pode adoecer e desenvolver problemas graves como o câncer de fígado, tumor maligno geralmente bastante agressivo que tem origem nas células que formam o órgão, como hepatócitos, canais biliares ou vasos sanguíneos.

Essa doença só costuma ser identificada em fase já avançada devido ao fato de não apresentar sintomas significativos no início. Quando eles começam a aparecer, costumam vir caracterizados com enjoo, perda de apetite, dor no abdômen, emagrecimento e olhos amarelados. Pessoas que tem problemas como gordura no fígado, cirrose hepática ou que fazem uso de anabolizantes costumam ter maior risco de desenvolver a doença.

Tipos de câncer de fígado

Segundo o site do Ministério da Saúde, o câncer de fígado pode ser de dois tipos: primário (que começa no próprio órgão) e secundário ou metastático (tem origem em outro órgão e, com a evolução da doença, atinge também o fígado). O tipo secundário é mais frequentemente decorrente de um tumor maligno no intestino grosso ou no reto.

O hepatocarcinoma ou carcinoma hepatocelular é o mais comum entre os tumores iniciados no fígado. Ele é agressivo e ocorre em mais de 80% dos casos. Existem também o colangiocarcinoma (originado nos dutos biliares do fígado), o angiossarcoma (câncer raro que se origina nos vasos sanguíneos do fígado) e o hepatoblastoma, tumor maligno raro que atinge recém-nascidos e crianças nos primeiros anos de vida.

Tratamento

Quando o tumor está restrito a uma parte do fígado, a remoção cirúrgica (ressecção) do câncer é o tratamento mais indicado. A cirurgia também é a mais indicada no caso de tumores hepáticos metastáticos em que a lesão primária foi ressecada ou é passível de ser ressecada de maneira curativa.

O Ministério da Saúde alerta que é importante que haja a análise multidisciplinar dos casos de neoplasias hepáticas, incluindo neste grupo Hepatologistas, Cirurgiões Hepatobiliares, Radiologistas, Radiologistas Intervencionistas e Oncologistas Clínicos. Infelizmente na maioria dos casos, o câncer de fígado pode ser descoberto numa fase avançada, o que diminui as suas chances de cura.

Prevenção e fatores de risco

No caso dos tumores primários do fígado, a prevenção está em evitar o contágio pelos vírus das hepatites B e C, além de doenças metabólicas, como a esteatose (acúmulo de gordura no fígado) e diabetes; consumo de álcool; uso de esteroides anabolizantes; lesões pré-malignas (como os adenomas, muitos relacionados ao uso de anticoncepcionais orais); obesidade e exposição a alimentos que contenham aflatoxina, substância produzida por dois tipos de fungos (bolores) encontrados em alguns vegetais especialmente amendoim, milho e mandioca, se armazenados em condições inadequadas.

Veja os principais sintomas:

Dor na barriga, especialmente no lado direito do abdômen;

Inchaço da barriga, devido ao acúmulo de líquidos;

Perda de peso sem causa aparente;

Perda do apetite;

Cansaço excessivo;

Pele e olhos amarelados;

Febre;

Fezes mais esbranquiçadas;

Enjoos constantes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES