Estes sintomas podem revelar doença grave no fígado

O fígado é a maior glândula do corpo e desempenha funções múltiplas e fundamentais para o funcionamento do organismo

O fígado precisa de alguns cuidados para não adoecer | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O fígado é a maior glândula do corpo e desempenha funções múltiplas e fundamentais para o funcionamento do organismo. Esse é um órgão que precisa de cuidados para que continue funcionando da melhor forma, no entanto, quando algo não vai bem, os primeiros sinais e sintomas costumam ser dor abdominal do lado direito e a barriga inchada. 

Além desses sintomas, também pode ocorrer cor amarelada na pele e nos olhos, urina amarela com cheiro forte ou escura, enjoos ou tonturas com muita frequência, cansaço sem razão aparente, surgimento de hematomas após pancadas leves, falta de apetite, fezes de cor amarelada, esbranquiçada ou cinzenta.

Esses sintomas podem indicar problemas como cirrose hepática, hepatite viral, hipertensão portal e ascite, icterícia, deficiências nutricionais, dentre outras. Um problema mais grave que também pode acometer o fígado é o câncer, que é um dos mais comuns do sistema digestivo. Nesse caso, também é necessário estar atento aos sinais, para que o tratamento possa acontecer o mais cedo possível.

Câncer de fígado

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de fígado é o quinto tipo mais comum no Brasil, com aproximadamente 23.000 novos casos registrados anualmente. Essa doença costuma ser mais comum em homens do que em mulheres, e a principal causa é a cirrose, que é uma doença crônica do fígado.

Como cuidar bem do fígado

Os problemas no fígado podem ser evitados, mantendo esse órgãos saudável. Para isso, é necessário que se evite danos irreversíveis para a sua função, seguindo uma dieta saudável, evitando bebidas alcoólicas, praticando atividades físicas - que ajudará a manter o peso ideal e evitar complicações como diabetes, colesterol alto e obesidade. Além disso, não se deve tomar medicamentos em excesso e sem orientação médica.

Principais funções

O fígado está localizado na parte superior direita do abdômen, abaixo do diafragma e acima do estômago, rim direito e intestinos. É um órgão de funções múltiplas. Entre elas, destacam-se metabolismo da glicose, metabolismo proteico, armazenamento de vitamina e minerais, metabolismo de medicamentos, eliminação de toxinas, produzir proteínas, fatores de coagulação, triglicerídeos, colesterol e bile e regulação da coagulação sanguínea.

Sintomas que podem indicar câncer de fígado, segundo o site Health:

- Caroço duro no lado direito do abdômen

- Dor abdominal no lado superior direito

- Abdômen inchado

- Hematomas e sangramento

- Fadiga excessiva

- Perda de peso inexplicável

- Náuseas

- Fezes claras

- Urina escura

- Febre



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES