Estes hábitos acabam com a saúde dos seus rins

Os rins cumprem funções vitais no organismo e precisam de atenção e cuidados

Os rins precisam de cuidados para que sejam evitadas doenças renais crônicas | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os rins cumprem funções vitais no organismo, eles são os responsáveis por remover resíduos e excesso de água do corpo e precisam de atenção e cuidados para prevenir problemas renais que muitas vezes são diagnosticados em estágio já avançado. De acordo com estimativa da Organização Internacional World Kidney Day, 10% da população mundial (850 milhões de pessoas) tem alguma doença renal crônica (DRC).

Para manter a saúde dos rins são necessários alguns cuidados, e, em alguns casos, mudanças de hábitos. Algumas atitudes nossas podem ter influência direta na nossa função renal, como o uso excessivo de sal na alimentação, que sobrecarrega os rins e eleva a pressão sanguínea. A baixa ingestão de água também é algo bastante danoso, podendo contribuir para o acúmulo de solutos e a formação de cristais, que podem resultar em cálculos renais.

É importante ainda que se controle o nível de açúcar no sangue (glicemia) e que se faça o monitoramento da pressão arterial. Além disso, é fundamental que se pratique alguma atividade física de forma regular, para que se mantenha o peso ideal, já que a obesidade é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de doença renal crônica.

Fumo

Abandonar o cigarro é uma das principais atitudes para cuidar dos rins. “O tabagismo representa um fator de risco relevante para doença renal crônica, além de estar relacionado a diversas enfermidades”, explica o Dr. Bruno Zawadzki, diretor médico da DaVita. “Isso acontece porque os agentes químicos absorvidos chegam aos rins por meio da corrente sanguínea”.

O profissional afirma que isso também acontece com o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. “O álcool leva toxinas e componentes agressivos para os rins e fígado, pode causar hipertensão e evoluir para um problema renal”, completa Zawadzki. Outro fator capaz de prejudicar a saúde dos rins é o uso de medicações de forma indiscriminada, especialmente sem recomendação médica.

O médico também alerta para os perigos de segurar a urina por muito tempo. Ele explica que, quando a capacidade de armazenamento da bexiga atinge um certo volume, o organismo cria alertas ao sistema nervoso. “Segurar a urina pode provocar infecção urinária e até favorecer o surgimento de pedra nos rins”, completa o especialista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES