Estes hábitos vão evitar que você tenha colesterol alto

O colesterol é uma gordura necessária para o organismo, ele passa a ser problema quando existe o excesso da partícula LDL, ou colesterol ruim

O colesterol pode ser controlado com hábitos de vida saudáveis | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O colesterol é uma gordura necessária para o organismo exercer algumas funções como a produção de determinados hormônios, mas é preciso ingeri-lo de forma equilibrada para manter as taxas regulares. Ele passa a ser um problema quando existe o excesso da partícula LDL–colesterol (conhecida popularmente como colesterol ruim) no organismo e do tipo de gordura ingerida.

Como se manter longe

Segundo o Ministério da Saúde, para se manter longe desse colesterol, o ideal é ter uma alimentação saudável, baseada em alimentos in natura ou minimamente processados, sem excessos de gorduras saturadas (originadas da gordura de produtos animais) e evitar o consumo de alimentos ultraprocessados.

"Um hábito alimentar com consumo alto de carnes vermelhas, gorduras saturadas e alimentos ultraprocessados, aliado ao baixo consumo de frutas e hortaliças, favorece a hipercolesterolemia e aumenta o risco das doenças cardiovasculares", explica Ana Luisa Souza de Paiva Moura, da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.

"Se o padrão alimentar for equilibrado, a pessoa pode ter uma vida saudável e manter o colesterol em concentrações adequadas", completa. A profissional deixa claro que o problema não está restrito a apenas uma faixa etária. "Pessoas de qualquer idade, até mesmo crianças, podem ter colesterol alto. Isso pode se dar por questões genéticas, mas em grande parte está ligado à inatividade física e à má alimentação", ressalta a analista.

Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) mostram que aproximadamente 40% de pessoas adultas no Brasil possuem colesterol alto. Já a pesquisa Vigitel do Ministério da Saúde mostrou que 22% das pessoas ouvidas possuem dislipidemia (elevação de colesterol e gorduras no sangue).

Como prevenir

Ana Luisa afirma que a melhor forma de evitar taxas de colesterol desreguladas é adotar um estilo de vida saudável. “Existem outros fatores de risco, como o tabagismo e o consumo em excesso de bebidas alcoólicas. A melhor maneira de prevenir é manter hábitos alimentares saudáveis, fazer atividade física regular e identificar os fatores de risco, e, neste caso, o acompanhamento de profissionais de saúde é importante", finaliza Ana Luisa.

5 Dicas para evitar o colesterol alto, segundo o Ministério da Saúde:

1. Atividade física

2. Evite a gordura

3. Alimentação saudável

4. Pare de fumar

5. Procure um médico



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES