Médica revela os 4 piores alimentos para quem tem colesterol alto

Não é segredo para ninguém que uma alimentação inadequada pode trazer vários prejuízos à saúde, inclusive para quem sofre com colesterol alto

Alguns alimentos podem ser bastante prejudiciais para quem tem colesterol alto e precisam ser evitados | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não é segredo para ninguém que uma alimentação inadequada pode trazer vários prejuízos à saúde, ocasionando o mau funcionamento do organismo. Um desses malefícios é o aumento das taxas de "colesterol ruim" no sangue. O problema, no entanto, pode ser evitado com um estilo de vida saudável e isso passa por uma dieta balanceada, com alimentos saudáveis e nutritivos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), atualmente cerca de 40% de pessoas adultas no Brasil sofrem com colesterol alto. Já os dados da pesquisa Vigitel do Ministério da Saúde revela que 22% das pessoas ouvidas têm dislipidemia (elevação de colesterol e gorduras no sangue). Esses dados são preocupantes, já que essa é uma das principais causas de doenças cardiovasculares.

Para ajudar a combater esse problema, o site Medical Daily listou, com a ajuda da cardiologista Elizabeth Klodas, fundadora da Preventive Cardiology Consultants, os quatro piores alimentos para o colesterol alto. O ideal, portanto é que se elimine esses itens da dieta ou pelo menos se diminua o seu consumo, tanto para quem já enfrenta o problema como para quem quer evitá-lo.

Carne processada

O primeiro tipo de alimento citado pela profissional, entre os quatro que precisam ser evitados, são as carnes processadas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse é um grupo de alimento rico em gorduras saturadas, sódio e substâncias cancerígenas. A cardiologista afirma que a melhor forma de ficar longe dos seus malefícios é evitar o seu consumo.

Carne vermelha

Outro alimento que também deve ser evitado é a carne vermelha, como hambúrgueres, costelas, bifes e costeletas de porco, devido aos seus níveis elevados de gordura saturada, o que contribui para aumentar os níveis de colesterol. Para quem não consegue ficar sem, o aconselhável é que se limite esse consumo a apenas uma vez por semana. O ideal seria optar por proteínas magras como peixes.

Frituras

Não é novidade para ninguém que as frituras são prejudiciais à saúde, elas são altamente calóricas por absorverem as gorduras saturadas usadas no processo de preparação desses alimentos. E isso contribui de forma significativa para aumentar os níveis de colesterol ruim. O mais indicado é dar preferência aos alimentos assados, como batatas, couve ou brócolis.

Doces

Os doces geralmente são um tipo de alimento com muitas calorias e baixo índice nutricional. Essas guloseimas são ricas em açúcar e gorduras saturadas que resultam em níveis elevados de colesterol no organismo. Um alimento que pode substituir os doces são as frutas, mas muitas pessoas não ficam satisfeitas, então a melhor forma é preparar seus próprios doces. Com isso, é possível ontrolar a quantidade de gordura e açúcar utilizada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES