Hipertensão: conheça 5 alimentos que fazem disparar a pressão arterial

A hipertensão arterial, ou pressão alta, é um problema que acomete um número alto de pessoas no Brasil

Açúcares refinados dificultam o controle da pressão arterial | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A hipertensão arterial, ou pressão alta, é um problema que acomete um número alto de pessoas. Segundo estudos, o controle, em boa parte das vezes, passa pela questão alimentar, com a priorização de alguns alimentos e a eliminação de outros da dieta. Nesse último caso, é necessário evitar alguns tipos de alimentos que podem piorar o problema. Aqui, nós temos cinco deles: bebidas alcoólicas, açúcares refinados, sal e comidas gordurosas.

O álcool é uma bebida que, se ingerida exageradamente, contribui de forma significativa para complicar a vida de quem tem pressão alta. Isso pode ser observado até mesmo entre pessoas que bebem de forma esporádica, mas costuma exagerar nestas ocasiões. O mais indicado por especialistas é que bebidas alcoólicas sejam consumidas com moderação.

Açúcares e sal

Os açúcares refinados são um tipo de alimento que deve ser evitado por trazer inúmeros problemas e um deles é contribuir para o aumento da pressão daqueles que sofrem com o problema. Por contribuírem para o aumento de peso e obesidade, o açúcar afeta diretamente quem tem hipertensão.  Então, diante disso, alimentos ricos em açúcares devem ser evitados ou até mesmo retirados da alimentação 

O sal está presente em muitos alimentos, principalmente naqueles que são processados, e deve ser evitado por quem sofre de hipertensão. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, uma pessoa não deve ingerir quantidade superior a cinco gramas de sal diariamente. É comum que um único produto enlatado ultrapasse essa quantidade e por isso devem ser evitados.

Comidas gordurosas

As comidas gordurosas são bastante prejudiciais para quem sofre com pressão alta e devem ser evitadas e substituídas por alimentos saudáveis como frutas e vegetais e pobres em gordura. A dica é utilizar ácidos graxos insaturados, como óleos de peixe e naturais, do tipo azeite de oliva, canola, abacate e amendoim, por exemplo, já que esses elementos ajudam a manter a pressão arterial na medida ideal.

Molhos

Alguns tipos de molhos, como o ketchup, possuem grandes quantidades de sódio, componente que deve ser evitado por quem sofre com pressão alta. A alta ingestão de sódio na dieta está associada ao desenvolvimento da hipertensão arterial. Ele afeta a capacidade dos rins de eliminar o excesso de água. A retenção de água contribui para elevações da pressão sanguínea.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES