Estes sinais nos olhos podem indicar câncer de pele

O câncer de pele é um dos tipos mais comuns no Brasil

O câncer de pele pode se manifestar na pálpebra | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O câncer de pele é um dos tipos mais comuns no Brasil, em ambos os sexos. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele não melanoma corresponde a aproximadamente 30% de todos os tumores malignos diagnosticados no país. Poucos sabem, mas a pálpebra é uma das regiões do corpo mais suscetíveis à neoplasia, por estar muito exposta e por ser uma região de pele bem fina.

A oftalmologista Fernanda Fayad explica que o câncer de pele pode aparecer em qualquer região do corpo. Uma das principais causas é a exposição aos raios ultravioletas do sol. "Por ser uma área frequentemente exposta, a incidência desta radiação UV é constante na região palpebral, o que a torna muito suscetível ao crescimento de lesões malignas", afirma a médica.

Contribui para isso, o fato de que geralmente as pessoas não lembram de usar protetor solar nessa região. "Outras não sabem sequer que deveriam e ainda existem aquelas que, mesmo tendo o conhecimento, não passam o protetor solar na região porque sentem irritação nos olhos com o produto", aponta Fernanda.

É preciso proteger a área dos olhos

A oftalmologista, no entanto, lembra que é extremamente importante proteger a área dos olhos da incidência direta da radiação UV. Além da pele, os olhos como um todo devem receber proteção, para que se evitem as consequências graves com tal exposição. Um item de proteção indispensável são os óculos de sol com  proteção UV.

Sinais de lesões cancerígenas na região dos olhos

A médica explica que os sinais de tumores nas pálpebras podem aparecer de diversas formas, como vermelhidão, pequenas verrugas, dor palpebral, inchaço, mudanças na textura ou cor da pele e até mesmo feridas que não cicatrizam. "Qualquer alteração que chame a atenção deve ser avaliada por um médico especialista pois o diagnóstico é essencialmente clínico", alerta a profissional. 

Tratamento

Segundo a oftalmologista, o tratamento para essas lesões costuma ser a remoção cirúrgica. Assim como em outros casos de câncer, o diagnóstico precoce ajuda nas chances de cura. Além disso, contribui também para uma maior preservação da estética e da função da pálpebra. Por ser um local com estrutura delicada e complexa, tumores em estágio mais avançado podem  resultar em cirurgias mutilantes e reconstruções extremamente difíceis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES