Estes sinais podem aparecer até 24 horas antes de uma parada cardíaca

A parada cardíaca, embora se dê de forma súbita, pode apresentar sintomas até 24 horas antes de acontecer

A parada cardíaca, embora aconteça de forma súbita, pode apresentar sintomas horas antes de acontecer | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A parada cardíaca, embora se dê de forma súbita, pode apresentar sintomas até 24 horas antes de acontecer, segundo estudiosos do Instituto do Coração Smidt, no Centro Médico Cedars-Sinai, nos Estados Unidos. A pesquisa, publicada na revista científica The Lancet Digital Health Journal, e noticiada pelo O Globo, mostra que 50% dos pacientes estudados apresentaram um dia antes da parada cardíaca.

O estudo mostra ainda que esse sinal costuma variar entre homens e mulheres. Enquanto para o sexo feminino é mais comum a falta de ar, para pessoas do sexo masculino é mais corriqueira a dor no peito. Esses são os sintomas mais relatados, no entanto uma quantidade menor de pessoas relatou a presença de palpitações, atividades parecidas com convulsões e sinais semelhantes aos de uma gripe, 24 horas antes da parada.

Tempo de buscar ajuda

Os pesquisadores afirma que 90% das paradas cardíacas que acontecem fora do hospital costumam resultar em óbito do paciente. Diante disso, ter sinais do problema antes de ele acontecer é importante para que a pessoa possa identificá-lo antes e em tempo hábil de buscar ajuda de um profissional.

"Aproveitar os sintomas de alerta para realizar uma triagem eficaz para aqueles que precisam fazer uma ligação para a emergência pode levar à intervenção precoce e à prevenção da morte iminente. Nossas descobertas podem levar a um novo paradigma para a prevenção da morte súbita cardíaca", afirma o diretor do Centro de Prevenção de Paradas Cardíacas do Instituto do Coração Smidt, e autor do estudo, Sumeet Chugh, em comunicado.

O estudo

As conclusões do estudo se deram a partir de dois estudos, que acompanham duas comunidades americanas,  em Portland, no estado de Oregon, e outra em Ventura County, na Califórnia. Eles estão em andamento a 8 e 22 anos respectivamente. Os dados são de pessoas com idade entre 18 e 85 anos, que usaram os serviços de emergência com parada cardíaca, no período de fevereiro de 2015 e janeiro de 2021.

Os dados dos pacientes mostraram que 50% deles apresentaram pelo menos um sintoma associado ao quadro 24 horas antes. Destes, 30% foi falta de ar e dor no peito. “Em modelos específicos para cada sexo, a dor no peito, a dispneia (falta de ar) e a sudorese foram associadas à parada cardíaca súbita nos homens, mas apenas a dispneia foi associada à parada cardíaca súbita nas mulheres”, escrevem os autores no estudo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES