Saiba 3 características da dor no peito para reconhecer um ataque cardíaco

O ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do músculo cardíaco (miocárdio) é interrompido ou reduzido

As doenças cardiovasculares (DCV) são a causa número um de mortes no planeta | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Brasil, as doenças cardiovasculares representam as principais causas de mortes. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil indivíduos por ano sofrem Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), ocorrendo óbito em 30% desses casos. Estima-se que até 2040 haverá aumento de até 250% desses eventos no país. 

Outras complicações cardíacas fatais como doença cardíaca coronária, doença cerebrovascular, doença cardíaca reumática e outras condições, matam cerca de 18 milhões de pessoas por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A principal razão pelas quais o número de casos de morte por complicações cardíacas é cada vez maior devido à falta de conscientização sobre essa doença. As pessoas ignoram os sinais sutis e somente quando a doença atinge um estágio seriamente prejudicial é que procuram ajuda médica. Você sabia que a dor no peito provocada por um ataque cardíaco permanece por alguns minutos? Em muitos casos, ela vai e volta sozinha. Conheça a seguir três características da dor no peito para reconhecer um ataque cardíaco.

  • Desconforto no centro ou no lado esquerdo do peito

Uma das características típicas da dor no peito observada durante um ataque cardíaco é um leve desconforto no centro ou no lado esquerdo do peito. Mas nem toda dor no peito do lado esquerdo é por causa de um ataque cardíaco.

  • Aperto no peito

A dor no peito associada a um ataque cardíaco é uma dor forte. Parece que há uma pressão extrema no peito de repente. Em muitos casos, as pessoas experimentam uma sensação de queimação no peito.

  • Dor que irradia para os membros

Outro sinal de um ataque cardíaco é que a dor geralmente atinge os membros. A dor geralmente começa no peito e irradia para o pescoço, costas, braços e ombros. Durante um ataque cardíaco, a pessoa também sente dor na mandíbula.

Prevenção

  • abandonar o sedentarismo, o tabagismo e praticar atividade física, conforme orientação médica;
  •  fazer trinta minutos de caminhada, pelo menos três vezes por semana, já é benéfico ao coração;
  •  manter uma alimentação saudável, sem gorduras ou frituras, dando preferência às carnes brancas;
  •  inserir vegetais, folhas e legumes nas refeições;
  • trocar a sobremesa calórica por uma fruta;
  •  evitar o consumo excessivo de açúcar, massas, pães e alimentos industrializados;
  • restringir a ingestão de bebidas alcoólicas.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES