Estudo descobre planta que evita o acumulo de gordura no corpo; descubra

Resultados do estudo japonês surpreenderam e revelou efeito inusitado de planta originária da China

A planta pode ser uma nova aliada no combate à obesidade | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo realizado por médicos e nutricionistas japoneses trouxe uma nova possibilidade à tona para quem luta contra a obesidade: uma planta originária da China. Conhecida como Mallotus furetianus, a planta é uma erva tropical habitualmente encontrada na ilha de Hainan, considera uma tradição na medicina tradicional chinesa, sendo empregada no tratamento de uma série de enfermidades.

A pesquisa ocorreu pela Universidade Metropolitana de Osaka, no Japão. O estudo analisou 36 camundongos, que foram divididos em dois grupos e alimentados de formas distintas durante um mês. Um desses grupos teve acesso a uma dieta saudável, enquanto o outro recebeu um regime mais rico em gorduras.

O estudo também incluiu uma variável a mais: alguns camundongos de cada grupo ingeriram um chá concentrado produzido a partir das folhas secas da planta. O resultado surpreendeu todos os envolvidos no projeto. Independentemente da dieta recebida, todos os roedores que consumiram o chá apresentaram um menor acúmulo de gordura no corpo.

No entanto, os ratos que acabaram alimentados com uma dieta mais calórica e ingeriram o chá, ganharam apenas 30 gramas em um mês, em comparação com os 34 gramas ganhos pelo grupo que não teve acesso ao suplemento. Isso representa uma diminuição de 12% no aumento de peso.

O grupo que seguiu uma dieta saudável e ingeriu o chá ganhou apenas 29 gramas. Além disso, o extrato da planta conseguiu evitar não apenas o ganho de gordura corporal, mas também a acumulação de tecido adiposo e gordura no fígado dos animais. Com isso, o estudo mostra o potencial da erva em uma possível luta contra a obesidade.

De acordo com os responsáveis pela pesquisa, a planta tem propriedades químicas que inibem a síntese de gordura no corpo. Ao invés de ser processada e armazenada, a gordura é eliminada do organismo. O professor de nutrição Akiko Kojima-Yuasa, líder do estudo, pontuou que a planta pode ser uma nova aliada no combate à obesidade.

Esses resultados não apenas sugerem uma ligação entre o extrato de Mallotus furetianus e os efeitos antiobesidade, mas também indicam seu potencial como um novo ingrediente alimentar com propriedades que diminuem o ganho de peso”, explicou. O estudo está publicado na revista especializada Food Science & Nutrition, desde o dia 5 de julho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES