Estudo mostra que este alimento pode ajudar a acabar com gordura visceral

A gordura visceral se acumula na cavidade abdominal e representa um risco à saúde

A gordura visceral representa risco à saúde | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ao contrário da gordura subcutânea que acaba sendo bastante ligada a questões estéticas e pode ser comprimida com os dedos, a gordura visceral se acumula na cavidade abdominal e representa um risco maior à saúde. Ela está associada a complicações graves como diabetes e doenças cardíacas. Nestes casos, é preciso ficar atento.

Diante deste cenário, pesquisadores descobriram o abacate, alimento de fácil acesso para a maioria das pessoas, pode ser um importante aliado na eliminação dessa gordura. Segundo o estudo feito por estudiosos da Universidade de Illinois Urbana-Champaign e publicado no Journal of Nutrition, esta fruta pode diminuir a gordura da barriga em semanas.

Os pesquisadores recrutaram 105 pessoas de forma voluntária que eram consideradas com sobrepeso ou obesas para participar da pesquisa. Elas foram divididas em dois grupos: um deles recebeu uma refeição por dia que possuía abacate, já o outro ganhou um alimentos diferente, mas com valor calórico parecido com o do abacate. O nível de gordura dos participantes foi medido no início e no final do estudo.

Resultados

Depois de 12 semanas do experimento, as mulheres que participaram e consumiram abacate diariamente, apresentaram níveis mais baixos de gordura visceral. Isso significa que houve uma redistribuição benéfica da gordura localizada na barriga, de acordo com o regime alimentar com a inclusão da fruta na alimentação.

Já os participantes do sexo masculino, que participaram do experimento, tiveram uma resposta diferente. Eles não tiveram uma mudança significativa nos níveis de gordura abdominal. “Nossas descobertas mostram que um padrão alimentar que inclui abacate todos os dias impactou a forma como as pessoas armazenam gordura corporal, beneficiando sua saúde. No entanto, os benefícios acabaram sendo observados principalmente em mulheres”, afirmou Naiman Khan, líder do estudo.

A equipe de pesquisa ressaltou, no entanto, que são necessários ainda mais estudos que possam explorar as ligações entre o consumo do abacate e a saúde metabólica do ser humano, para que se obtenha um entendimento mais completo e mais robusto sobre os benefícios dessa fruta na redução da gordura abdominal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES