Estudo recomenda duas fatias de pizza para você não desenvolver essa doença

Estudo sugere que ingestão regular de duas fatias de pizza na semana está associada a efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, que beneficiam a saúde

Os resultados do estudo sugerem que existe uma associação entre o consumo de pizza e uma melhoria na atividade da artrite reumatoide. | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo divulgado pela revista científica Nutrients, sugeriu que a ingestão regular de duas fatias de pizza está associada a efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, que beneficiam a saúde das articulações. Os responsáveis pela pesquisa acreditam que as vantagens são proporcionadas devido a dois ingredientes chave: queijo mussarela e azeite de oliva.

A pesquisa explorou a possível relação entre o consumo de pizza e a atividade da doença em pacientes com artrite reumatoide. O objetivo era investigar se o consumo da iguaria italiana tinha algum impacto positivo na progressão da doença. A artrite reumatoide é um problema de saúde caracterizado por inflamações crônicas nas articulações, como os cotovelos e os joelhos..

O estudo acompanhou 205 voluntários, com idades entre 18 e 65 anos. As pessoas que comiam até dois pedaços de pizza por semana tinham menor risco de apresentar sintomas da artrite reumatoide, quando comparadas às que consumiam menos de uma fatia. Os cientistas destacaram, no entanto, que os benefícios encontrados no estudo se referem à receita tradicional italiana, que oferece uma composição nutricional equilibrada de carboidratos, proteínas e gorduras.

De acordo com eles, as conclusões não valem para as pizzas congeladas, que são consumidas rotineiramente em outros países. No entanto, é importante ressaltar que os mecanismos exatos por trás dessa associação não foram totalmente compreendidos e requerem investigações adicionais.

Artrite reumatóide

A artrite é uma inflamação aguda, autoimune e que deve ser tratada continuamente, a fim de evitar a progressão da doença. A artrose é uma doença degenerativa gradativa que, de acordo com vários fatores aceleradores ou não, está presente em toda a população.

Sintomas

Os principais sintomas que podem indicar a doença são:

  • dor, inchaço, rigidez matinal nas articulações acometidas;
  • dificuldade de movimentação;
  • fadiga;
  • nódulos palpáveis próximos às articulações.

Tem cura? 

Não há possibilidade de cura total. O paciente pode buscar conter a evolução e até mesmo a inatividade da doença, reduzindo as crises de dor (atividade da doença), por meio da realização correta do tratamento, alimentação saudável, atividades físicas para evitar perda muscular e fisioterapia.

Tratamento

Existem diversas classes de medicamentos para tratar a artrite reumatoide, desde anti-inflamatórios corticoides (usados para as fases de inflamação aguda), até drogas chamadas DMARDS (antirreumáticas modificadoras de doença), sendo essas imunossupressores. Atualmente também existe uma classe de agentes imunobiológicos. Além disso, o paciente com o diagnóstico deve realizar fisioterapia e fortalecimento muscular. Vale ressaltar que o melhor tratamento medicamentoso deve ser prescrito por um profissional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES