Síndrome Li-Fraumeni: Conheça condição que matou de câncer pai e 3 filhos

O cearense de 53 anos veio a óbito neste último domingo (13), após três diagnósticos de câncer; homem perdeu três filhos para a doença

Régis e os filhos eram portadores da síndrome hereditária rara Li-Fraumeni (LFS). | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste último domingo (13), o cearense Régis Feitosa Mota, de 53 anos, morreu em decorrência de um câncer. A fatalidade ocorreu após o homem perder seus três filhos também para a doença. Régis e seus filhos eram portadores da síndrome hereditária rara Li-Fraumeni (LSF)

A condição que acometia a família é causada por uma mutação genética que aumenta a probabilidade em até 90% na chance de dissolver um tumor maligno até os 70 anos. Desde 2016, o homem de 53 anos recebeu três diagnósticos de câncer, sendo o último um mieloma múltiplo, caracterizado por um tipo de células da medula óssea de nome plasmócitos, responsáveis pela produção de anticorpos que combatem vírus e bactérias.

Antes disso, no entanto, ele já havia tratado leucemia e linfoma, não Hodgkin, que estavam estabilizados. A primeira filha a vir a óbito foi Beatriz, a caçula de Régis. Ela tinha apenas 10 anos quando faleceu de leucemia linfóide aguda em 2018. Pedro, de 22 anos, teve cinco diagnósticos de câncer e morreu em 2020 com um tumor no cérebro. E no ano passado, Anna Carolina, de 25 anos, morreu também com um tumor no cérebro, descoberto em 2021. Na infância, ela também tinha tratado leucemia.

Síndrome hereditária Li-Fraumeni (LFS)

A síndrome rara é uma condição genética hereditária que aumenta significativamente o risco de desenvolvimento de vários tipos de câncer em indivíduos afetados e em suas famílias. Essa síndrome foi descrita pela primeira vez na década de 1960. A característica distintiva da LFS é a predisposição hereditária ao câncer, resultante de mutações genéticas específicas que afetam o funcionamento de genes supressores de tumor.

Os genes mais frequentemente associados à LFS são o TP53, que produz uma proteína chamada p53, e outras variantes genéticas associadas a ele. A proteína p53 é conhecida como “guardiã do genoma” porque desempenha um papel fundamental na regulação do crescimento celular e na resposta a danos no DNA. Mutações no gene TP53 podem levar a uma menor capacidade de suprimir o crescimento de células anormais ou danificadas, aumentando assim o risco de câncer.

Os tipos de câncer mais comumente associados à LFS incluem:

  • Sarcoma de tecidos moles
  • Câncer de mama
  • Câncer de cólon
  • Câncer de cérebro
  • Câncer de adrenal
  • Leucemia

Tumores em outras partes do corpo

Devido ao alto risco de desenvolvimento de câncer, é essencial que as pessoas com histórico familiar de LFS ou suspeita da síndrome sejam acompanhadas por profissionais de saúde experientes nessa área.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES