Estudo revela fruta que consegue reduzir o risco de diabetes tipo 2

Um estudo sugere que a maneira como acontece a metabolização dos alimentos no organismo pode ter impacto direto na saúde

A alimentação é uma importante aliada contra o diabetes | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo, publicado no The Journal of Nutrition, sugere que a maneira como acontece a metabolização dos alimentos no organismo pode ter impacto direto na saúde. E mostrou ainda que comer abacate pode ter resultados positivos na redução dos risco de diabetes do tipo 2. A pesquisa analisou dados de mais de 6 mil adultos.

Os adultos acompanhados pelos pesquisadores eram mais velhos, com idades entre 45 e 84 anos. Os estudiosos observaram quantos abacates uma pessoa consumia, bem como os níveis de açúcar no sangue e insulina em jejum. Os voluntários foram acompanhados por um período de 18 meses, com o acompanhamento mais recente realizado em 2018. Entre os que consumiram o abacate, foi observado metabólitos específicos da fruta no sangue.

Resultados

Os resultados da pesquisa sugerem que o consumo diário de abacate por um período de 12 semanas proporcionou efeitos benéficos sobre a glicemia dos voluntários. Pelas análises, houve ainda uma associação da ingestão de abacate a padrões alimentares mais saudáveis e um melhor controle da glicemia. O estudo faz ainda a associação do consumo de abacate a padrões alimentares mais saudáveis e melhor controle da glicemia.

Consumir alimentos que enfatizam ácidos graxos insaturados leva à melhora da sensibilidade à insulina e à regulação da glicose no sangue. O estudo mostrou que o abacate é fonte de ácidos graxos insaturados saudáveis, micronutrientes e fibras. E isso contribui para melhorar as concentrações de glicose e insulina no sangue pós-refeição. 

Outras evidências

Estudos realizados anteriormente também revelaram que o abacate interfere de forma positiva no risco de diabetes tipo 2. Estudiosos do Baylor College of Medicine investigaram como o consumo dessa fruta afeta as chances de desenvolver a doença. A pesquisa foi publicada  no Journal of Diabetes Mellitus.

Para a pesquisa, foram usados conjuntos de dados de população numerosa de adultos hispânicos nos Estados Unidos. Os estudiosos os classificaram como consumidores e não consumidores de abacate, tendo como base os relatos do que eles ingeriram em dois dias comuns. Era necessário que os voluntários relembrassem todos os alimentos e bebidas que consumiram em 24 horas, inclusive a forma como foram preparados.

Eles estimaram a associação do consumo de abacate com o fato de o participante desenvolver diabetes tipo 2 durante um período de acompanhamento de seis anos. Verificou-se que o consumo de abacate estava associado a uma redução de 20% no risco de desenvolver diabetes tipo 2 ao longo de seis anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES