Conheça os 5 hábitos capazes de evitar o diabetes

O diabetes uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina

Adotar hábitos saudáveis pode prevenir o diabetes | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O diabetes uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, mais de 13 milhões de brasileiros vivem com essa problema atualmente. No entanto, boa parte dos casos podem ser evitados com a prática de hábitos saudáveis.

A nutricionista e professora de nutrição, Juliane Casas, explica que existem vários tipo de Diabetes, no entanto, os mais conhecidos são o Diabetes Mellitus Tipo 1 e o Diabetes Mellitus Tipo 2. Nesses dois casos, quando a doença não está devidamente controlada, ela pode trazer problemas para a saúde do indivíduo.

“A insulina é um hormônio que controla a glicose que está presente em nossa corrente sanguínea. Em pessoas com Diabetes Mellitus Tipo 1, ocorre a elevação da glicose no sangue. Esse aumento acontece devido ao pâncreas não conseguir produzir a insulina. Os portadores da doença Tipo 2, possuem uma dificuldade na ação da insulina, na maioria dos casos o problema é ocasionado pela hereditariedade, obesidade e o sedentarismo, fazendo com que a insulina não trabalhe de forma adequada no organismo”, explica Juliane, em entrevista ao Notícias ao Minuto.  

Riscos à saúde

A professora ressalta que quando os níveis de glicemia estão acima do considerado normal, os riscos para a saúde são vários, podendo ocasionar problemas renais, circulatórios, de visão, além de alterações na sensibilidade dos pés, podendo levar até mesmo á amputação de membros inferiores, como um de suas consequências mais graves.

Juliane diz ainda que é importante estar atento aos sintomas do Diabetes para que se possa buscar tratamento de forma precoce. Os sinais mais comuns da doença são perda de peso sem motivo aparente, fome em excesso, fadiga, fraqueza, urinar muitas vezes à noite, sede constante, feridas que demoram a cicatrizar, formigamento nos pés, dentre outros.

A nutricionista afirma ainda que o Diabetes tipo 2 é o mais comum e pode ser evitado com hábitos saudáveis, como a adoção de uma alimentação equilibrada, evitando doces, e apostando no consumo de legumes, verduras e frutas. No caso de pessoas obesas, apostar no processo de emagrecimento também é necessário para o controle da glicemia.  

“As pessoas acabam associando de maneira indevida o elevado peso corporal à necessidade de uma alimentação saudável, mas é preciso destacar que todas as pessoas, tendo ou não obesidade ou diabetes, precisam seguir uma dieta balanceada e também praticar atividades físicas não só para emagrecer, mas para ter saúde a longo prazo, principalmente na terceira idade”, recomenda.  

5 hábitos saudáveis essenciais para prevenir o diabetes, Juliane:

1.Comer verduras, legumes e frutas todos os dias e ingerir proteínas em quantidade individualizada; controlar o consumo de ácidos graxos saturados, priorizando o consumo de carnes magras, leite desnatado e consumo mínimo de carnes processadas;

2. Reduzir o consumo de sal, açúcares e gorduras;

3. Praticar exercícios físicos regularmente (30 minutos 5 x por semana);

4. Cessar o hábito de fumar e de beber bebidas alcoólicas;

5. Manter o peso controlado. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES