Estudo revela que este ingrediente é importante aliado da perda de peso

A pesquisa foi feita por acadêmicos da Universidade Espírito Santo de Kaslik, no Líbano

Estudo mostra que vinagre de maçã é aliado da perda de peso | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A revista BMJ Nutrition, Prevention & Health publicou estudo, na última terça-feira (12), que revela um novo aliado no processo de emagrecimento, trata-se do vinagre de maçã. Segundo a pesquisa, o consumo de uma colher de sopa pode ajudar na perda de peso. A pesquisa foi feita por acadêmicos da Universidade Espírito Santo de Kaslik, no Líbano.

Sobre o estudo. Segundo os estudiosos, a cidra da maçã contribui no controle dos parâmetros metabólicos. Para a análise, pegou-se como base 120 jovens voluntários com idade média de 17 anos e IMC (índice de massa corporal) entre 27 e 34. Essa taxa corresponde a sobrepeso e obesidade. Os participantes foram divididos em quatro grupos.

Os voluntários foram divididos em grupos de 30 pessoas e cada grupo recebia, ao longo de 12 semanas, doses diárias de 5 ml, 10 ml ou 15 ml (o equivalente a uma colher de sopa) de vinagre de maçã misturadas em 250 ml de água. Aqueles que tomaram o vinagre de maçã perderam, em média, entre 6 e 9 quilos. 

O efeito do vinagre de maçã. As análises revelaram ainda que quanto maior foi a dose do ingrediente, melhores foram os resultados obtidos. O peso médio do grupo que tomou 15 ml de vinagre passou de 77 para 70 kg. No de 10, o peso foi de 79 para 72 kg. No de 5, saltou de 79 para 74 kg. Já o grupo que tomou placebo também teve redução de peso, mas em uma proporção bem mais baixa.

Outros benefícios

Os exames de sangue realizados no voluntários mostraram ainda que os pacientes também tiveram melhora nas taxas de açúcar no sangue e de colesterol. “Estes resultados sugerem que o vinagre de maçã pode ter benefícios potenciais na melhoria dos parâmetros metabólicos relacionados à obesidade e distúrbios metabólicos em indivíduos obesos”, disse o principal autor do estudo, Rony Abou-Khalil.

Como resultado, o estudo mostra que o vinagre de maçã pode ser usado como aliado no tratamento da obesidade. No entanto, os especialistas alertam que o estudo ainda é preliminar e, portanto, é preciso um maior número de participantes – e de duração do experimento – para se chegar a uma conclusão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES