Esse sintoma pode ser o primeiro sinal de colesterol alto; descubra

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 40% dos adultos no Brasil têm um diagnóstico de colesterol alto

O colesterol alto representa um óbito a cada 90 segundos no Brasil | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O colesterol LDL (conhecido como ruim) pode se tornar vilão para a nossa saúde, caso atinja níveis muito elevados. Considerado uma bomba relógio, caso vá se acumulando em nossas artérias, têm o potencial de reduzir o fluxo sanguíneo ou mesmo de causar o entupimento desses vasos, resultando em problemas graves, como derrame (AVC), insuficiência cardíaca e até infarto.

Um sinal revelador de acúmulo de colesterol pode se manifestar como uma dor cíclica, como aponta a Cleveland Clinic, onde diz que o “primeiro sinal perceptível” surge quando a pessoa está em atividade. Outro sinal revelador da dor cíclica é que ela desaparece quando a pessoa descansa os músculos. A razão pela qual essa dor surge durante a atividade e desaparece no descansa é devido ao fluxo sanguíneo.

 Uma vez que o colesterol toma conta das artérias e reduz a capacidade do sangue de fluir, ele pode desencadear uma condição conhecida como doença arterial periférica (DAP). E os sintomas da condição são dores cíclicas nas pernas. A DAP também pode fazer com que os músculos fiquem fracos, pesados e cansados. As nádegas também podem ser atingidas, além das pernas. Geralmente, existem outros sintomas de DAP que podem indicar que o colesterol obstrui as artérias, incluindo:

  • Uma dor ardente nos pés e dedos dos pés enquanto descansa, especialmente à noite enquanto está deitado;
  • Pés frios;
  • Vermelhidão ou outras alterações de cor da pele;
  • Infecções mais frequentes;
  • Dedos e feridas nos pés que não cicatrizam.

A doença arterial periférica é muito comum. Por ano, são diagnosticados em média 2 milhões casos no Brasil. Indivíduos com a doença arterial periférica (DAP) correm um risco 60% maior de ter entupimentos nas artérias que irrigam o coração e o cérebro. Por isso o risco de infarto e AVC é muito maior para esses pacientes.

Diagnóstico

O índice tornozelo braquial, exame clínico que compara a pressão arterial nos braços e nas pernas, é o principal exame para diagnosticar a doença arterial periférica. Se a pressão for menor nos membros inferiores — com uma diferença igual ou maior do que 0,9 — é provável que a DAP esteja instalada. O diagnóstico precoce, cabe ressaltar, ajuda a evitar as consequências desse problema. 

Como prevenir?

Mudanças no estilo de vida e adoção de hábitos mais saudáveis são sempre indispensáveis quando se trata de saúde, afinal uma alimentação de qualidade e exercícios físicos devem sempre estar presentes tanto para a prevenção, quanto no tratamento de doenças. Certifique-se de ter pelo menos uma porção de frutas, legumes e/ou verduras em cada uma das suas refeições. Faça a ingestão de líquidos como água e suco natural da fruta.

Há uma grande quantidade de alimentos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e fazem bem para a circulação, como uvas, tomates, gengibre, amêndoas, peixes ricos em ômega-3 e condimentos, como cebola, alho, pimenta caiena e cúrcuma. Combater ou evitar os fatores de risco como o tabagismo, obesidade, sobrepeso e hipertensão também é um importante passo na prevenção da doença arterial periférica e outras doenças cardiovasculares.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES