Exagerou no Carnaval? Nutricionista dá dicas para recuperação mais rápida

Para quem caiu na folia durante o Carnaval e precisa voltar à rotina, existem algumas dicas importantes

A hidratação é importante nesse período pós-carnaval | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nos dias de Carnaval, para muita gente o único compromisso é com a diversão. Com isso, os cuidados com a saúde e bem-estar dão lugar ao alto consumo de bebidas alcoólicas, falta de hidratação, alimentação à base de junk-food, ou até mesmo ficar muitas horas sem se alimentar. Mas a quarta-feira de cinzas chega e é hora de correr atrás do prejuízo.

A primeira coisa a se fazer no pós-carnaval é priorizar a hidratação, com o consumo de muita água, água de coco, sucos naturais, chás, frutas. A regra é desintoxicar o organismo. “O álcool exerce efeito diurético em nosso corpo, pode levar à desidratação, que prejudica o seu desempenho físico e a capacidade do corpo em se recuperar após o exercício físico”, explicou a nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, Letícia Canelada, em entrevista ao Sport Life.

Segundo a nutricionista Isolda Vasconcelos Pelos, em texto publicado pelo Boa Saúde, nos próximos dias, é importante que se opte por uma alimentação leve, com o consumo de alimentos saudáveis e in natura, à base de frutas, legumes e verduras para que se retome uma rotina saudável de alimentação. É importante que se evite produtos industrializados, gorduras, açúcares e frituras.

Atividades físicas

Isolda Vasconcelos ressalta ainda que uma coisa importante para ajudar no processo de desintoxicação do corpo é a prática de atividade física, mesmo que seja de leve, para quem não tem isso na sua rotina. Para quem já faz exercícios físicos ou pratica algum esporte regularmente, é importante voltar à rotina. 

Por fim e também muito importante nesse período pós Carnaval é o descanso. A profissional afirma que, depois de uma rotina puxada de festas, bloquinhos e noites mal dormidas, é importante que se coloque o sono em dia. “Tente dormir oito horas, pois isso vai ajudar a regular o organismo”, aconselhou a nutricionista.

Prejuízos do álcool para quem treina

“O consumo de álcool interfere no funcionamento do seu organismo como um todo, incluindo a parte responsável pela oxidação de gordura. Dessa forma, há uma maior chance de você acumular gordura corporal, o que compromete o seu objetivo de ganho de massa muscular saudável e o condicionamento físico”, afirmou Letícia Canelada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES