O hábito de praticar regularmente atividades físicas deve ser incluído na rotina para quem busca mais qualidade de vida e saúde. Não por acaso, esta é uma recomendação frequente dos médicos, e os exercícios aeróbicos estão entre as atividades mais acessíveis e simples de se executar.

Isso porque a ginástica aeróbica, geralmente, não demanda equipamentos ou aparelhos para ser realizada. É possível praticar em qualquer lugar: na academia, no quintal, em casa e até mesmo ao ar livre.

Exercícios aeróbicos: saiba o que são e dicas para se movimentar (Foto: reprodução)Exercícios aeróbicos: saiba o que são e dicas para se movimentar (Foto: reprodução)

Além disso, a prática traz vários benefícios para a saúde, e a sensação de bem-estar. Conheça as principais vantagens do treino aeróbico e dicas para começar.

O que são exercícios aeróbicos?

Os exercícios aeróbicos são aqueles em que há movimentação de grandes grupos musculares por um período de tempo, levando ao aumento da frequência cardíaca e da respiração.

Na maioria dos casos, os exercícios aeróbicos utilizam o oxigênio para gerar energia para os músculos, diferente, por exemplo, dos exercícios anaeróbicos, que não dependem do oxigênio para gerar energia por serem de alta intensidade e pouco tempo de duração.

Para que serve e quem pode praticar?

Trata-se de um exercício que promove a queima de calorias e proporciona diversos benefícios para a sua saúde.

É indicado para quem deseja melhorar a função cardiorrespiratória, aumentar o condicionamento físico e se livrar do sedentarismo.

A recomendação das principais sociedades internacionais em relação à prática de exercício físico é de que é preciso praticar:

    150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada, ou;

    75 minutos de atividade de intensidade vigorosa por semana.

Mas como toda atividade física, os exercícios aeróbicos devem ser feitos após uma avaliação médica. Afinal, há algumas condições de saúde que podem inviabilizar a prática. Além disso, para saber se você está realizando a sua atividade adequadamente, é importante contar com o acompanhamento de um preparador físico.

Quais os benefícios da ginástica aeróbica?

Se você tem interesse em aderir à prática regular de atividades físicas, conheça alguns benefícios que tornam a ginástica aeróbica uma boa opção:

    Previne doenças crônicas

    Aumenta a capacidade pulmonar

    Melhora a circulação sanguínea e reduz a pressão arterial

    Trabalha diversos grupos musculares e tonifica os músculos

    Redução do risco de câncer de mama, estômago, intestino, rim e pulmão

Além disso, também ajuda a reduzir a ansiedade, o estresse e a combater a depressão, promovendo bem-estar e autoestima.

Treino aeróbico emagrece?

Além de aumentar a resistência física, os exercícios aeróbicos também ajudam a perder peso, já que promovem a queima de calorias. No entanto, se o seu objetivo é o emagrecimento, a recomendação é aliar a prática a uma alimentação balanceada.

O que emagrece mais: aeróbico ou musculação?

Toda atividade física ajuda no gasto calórico, mas o emagrecimento saudável depende da frequência da prática e dos hábitos alimentares.

A musculação e, por exemplo, apesar de ter como foco principal o aumento da massa magra e força muscular, auxilia na melhora do metabolismo basal — afinal, aumenta o número de células musculares ativas — e isso contribui indiretamente para a perda de peso.

O que eu preciso fazer para começar a praticar exercícios aeróbicos?

Caso seja um iniciante na prática, comece devagar, fazendo dois ou três treinos aeróbicos por semana no primeiro mês. Isso vai ajudar o seu corpo a se acostumar com a atividade e a adquirir mais resistência física. Veja mais dicas para começar:

Não se esqueça de passar por uma avaliação médica antes de tornar os exercícios aeróbicos uma prática.

Se precisar de orientação, busque também ajuda de um educador físico ou personal trainer. O profissional poderá criar uma rotina personalizada de atividades aeróbicas de acordo com o seu condicionamento físico e objetivo.

A boa notícia é que, além de poder escolher o ambiente para a prática, você também tem um leque de opções à sua disposição.

5 exemplos de exercícios aeróbicos

Quando se trata de atividade física, o que você gosta mais de fazer? Dançar, caminhar, praticar esportes, pular corda… Conte com a ajuda do seu médico para escolher a modalidade de exercício aeróbico que mais combina com você, coloque uma playlist com suas músicas favoritas e comece a se mexer!

1. Caminhar

Este talvez seja o exemplo mais básico de exercício aeróbico. Você pode caminhar na esteira ou ao ar livre e em poucas semanas já é possível observar os benefícios da caminhada, uma excelente escolha para todas as idades.

2. Correr

A corrida possui uma intensidade um pouco maior que a caminhada, e é igualmente eficaz para a perda de peso, melhora do condicionamento físico e da capacidade cardiorrespiratória. Confira > 10 pontos da cidade para praticar corrida.

3. Pular corda

Outro exercício acessível e fácil de ser executado, pular corda é uma atividade de baixa duração e alta intensidade. Ela também ajuda a queimar calorias e pode ser realizada em qualquer lugar, a qualquer hora.

4. Dançar

A dança torna a prática aeróbica mais prazerosa e dinâmica. Escolha o seu ritmo preferido e comece a bailar!

Não tenha receio, pois não é necessário ser um exímio dançarino para praticar, já que o objetivo é movimentar o corpo e usufruir dos benefícios da dança. Você pode praticar em casa ou em aulas de dança em academias que oferecem essa modalidade.

Vale ressaltar que é importante continuar tomando os devidos cuidados nesses ambientes, já que a pandemia de Covid-19 ainda não acabou.

5. Andar de bicicleta

Este hábito também é um exemplo de exercício aeróbico que ajuda a emagrecer, aumentar a resistência muscular e manter a saúde cardiovascular em dia. Veja onde praticar > Lugares para pedalar em BH.

Agora que você já conhece os benefícios dos exercícios aeróbicos, como começar e algumas opções, escolha a atividade que mais combina com você, e pratique regularmente!