Fã ou hater? Descubra os super benefícios das uvas-passas

Longe de ser unanimidade no período de festas de fim de ano, as uvas-passas são figurinha comum nesta época

As uvas-passas são cheias de benefícios para a saúde | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Longe de ser unanimidade no período de festas de fim de ano, as uvas-passas são figurinha comum nesta época. Ela costuma estar no centro do debate, seja entre os que odeiam e não querem vê-las em nada, seja entre os amantes dessa iguaria e são à favor de “botar uva-passa em tudo”. Mas afinal, existe algum benefício em ingerir essa fruta ou ela apenas serve para ornamentar os pratos típicos deste período?

A nutricionista Denise Real, diretora de nutrição e saúde integrativa na Saludii, plataforma que conecta nutricionistas e pacientes, em entrevista ao Terra, afirma que as uvas-passas são ricas em benefícios para a saúde. Assim com as uvas in natura, elas são fontes de fibras, catequinas e vitaminas antioxidantes. Dessa forma, elas contribuem para prevenir doenças e protegem o coração e o cérebro.

Além disso, elas ajudam a fortalecer o sistema imunológico, por serem fontes de vitaminas do complexo B, além de minerais, como o ferro, que ajuda a combater a anemia. Essa fruta contém ainda cobre, que é um estimulante natural para a produção contínua de células vermelhas, e arginina, que contribui para fortalecer o corpo contra fraquezas e mal-estar.

Elas também ajudam a fortalecer o sistema imunológico. "Em apenas 30 g de uvas-passas, o equivalente a duas colheres de sopa, temos 90 calorias e 2 g de fibra. É importante consumir com moderação para desfrutar dos benefícios sem exceder a ingestão calórica", afirma Denise Real. A nutricionista ressalta ainda que não se deve usar de forma excessiva nas preparações, já que o sabor é marcante e não agrada a todos os paladares.

Origem

Os romanos costumavam desidratar as uvas no período de solstício de inverno, entre os dias 21 e 25 de dezembro. Eles usavam o calor do verão para fazer isso e guardavam-nas para consumi-las no inverno. O propósito desse hábito ancestral era celebrar o festival do solstício de inverno, marcando um novo ciclo de fartura e prosperidade para o próximo ano.

E as uvas-passas não perderam seu papel simbólico ao longo do tempo, elas continuam representando prosperidade e fartura nas ceias de Natal em vários países do mundo. Na Espanha, por exemplo, segundo a tradição, aconselha-se que sejam ingeridas 12 uvas na virada do ano, cada uma representando um mês, simbolizando a chegada de um ano abundante.

Outros benefícios da uva-passa:

1 - Regula o intestino

2 - Deixa os olhos saudáveis

3 - Ação contra infecções

4 - Prevenção do câncer

5 - Ajuda na libido sexual

6 - Proteção contra doenças cardiovasculares

7 - Efeito energético

8 - Dentes e ossos mais fortes

9 - Preservação e crescimento de músculos

10- Controle de peso

11 - Fortalece o sistema nervoso



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES