Fazer musculação ajuda a emagrecer? Saiba quantas calorias são gastas

A musculação é um dos exercícios preferidos quando se que ganhar massa muscular, mas ele também pode ser aliado do emagrecimento

Musculação pode ser aliada no processo de emagrecimento | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A musculação é um dos exercícios preferidos quando se que ganhar massa muscular e quando de busca definir o corpo. Mas o que muita gente ainda não sabe é que ele também é um importante aliado quando o objetivo é o emagrecimento. Nesse sentido, algumas dúvidas são levantadas, a principal delas é sobre a quantidade de calorias gastas no treino de musculação.

“Para calcular as calorias de forma geral para musculação, precisamos de três informações: MET (Equivalente Metabólico da Tarefa), duração e o peso corporal da pessoa. Considerando que um treino de musculação intenso gaste seis MET’s, uma pessoa de 70 kg durante 60 minutos o seu gasto calórico por hora será: (MET da musculação x peso corporal)/60) x tempo da musculação(mínimo) = 420 kcal/h”, respondeu para o Sport Life o gerente técnico Corporativo da Cia Athletica, Cacá Ferreira. 

Exercícios importantes para o ganho de massa muscular, como agachamentos, saltos, auxiliam no processo de emagrecimento, pois o ganho de músculos ajuda o corpo a consumir mais gordura em períodos de descanso. “Quanto maior for o trabalho realizado durante os treinos, maior será o gasto calórico, entretanto muitas vezes não conseguimos fazer muito trabalho devido à fadiga que também cresce. Assim, hoje, as recomendações são: realizar treinos diários de alta intensidade e curta duração para promover grande gasto calórico”, complementou Cacá. 

Outra curiosidade sobre a utilidade do treino de musculação

A recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) é que seja realizada um atividades de intensidade moderada a vigorosa de três a cinco vezes por semana para manter a saúde em dia.  “Se pensarmos em termos de calorias treinos de 30 minutos diários com uma intensidade moderada alta, tem um poder enorme para ajudar a pessoa a gastar muitas calorias”, comentou Ferreira.

Vale a pena conciliar o treino de musculação com aeróbico para perder mais calorias? “Vale a pena, sim. Pois ter diferentes meios para realizar trabalho, gastando muitas calorias pode ajudar a pessoa sair da monotonia e estimulá-la com diferentes exercícios. Às vezes, estamos esgotados para continuar um trabalho em um determinado exercício. E, ao propor realizar um outro movimento, conseguimos continuar a realizar trabalho e gastar mais calorias”, encerrou Cacá Ferreira.

Dado

São inúmeras as pesquisas sobre o impacto da musculação para a saúde. O British Journal of Sports Medicine fez um levantamento a partir de 17 estudos sobre atividade física, nos quais foram colhidos dados de mais de 1,5 milhão de pessoas. Foi constatado, a partir deles, que as atividades de fortalecimento muscular fazem diminuir em 20% os riscos de doenças cardiovasculares. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES