Fila do SUS tem mais de 1 milhão de procedimentos represados

A fila do SUS tem sido um dos temas trabalhados pelo grupo de trabalho da saúde no governo de transição, que deve sugerir propostas no relatório final para tentar zerá-la.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pesquisa feita pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) revela que o Brasil tem mais de 1,1 milhão de procedimentos hospitalares represados por conta da pandemia de Covid-19. O levantamento leva em conta atendimentos clínicos, cirurgias e exames em hospitais.

Dentre os procedimentos com maior déficit destacam-se: Cirurgia do aparelho digestivo, órgãos anexos e parede abdominal, Cirurgia do aparelho geniturinário, Cirurgia do aparelho circulatório, Cirurgia das vias aéreas superiores, da face, da cabeça e do pescoço e Tratamento em nefrologia.

Fila do SUS tem mais de 1 milhão de procedimentos represados por causa da Covid, mostra Fiocruz (Foto: reprodução)

O estudo foi realizado considerando a média de atendimentos, cirurgias e exames realizados entre 2014 e 2019 e os observados entre 2020 a maio de 2022, período em que há dados disponíveis e consolidados no SUS (Sistema Único de Saúde).

Em nota divulgada a fundação afirma que o represamento dos atendimentos no SUS "deve ter influenciado diretamente nos óbitos indiretos observados pela doença, e muito provavelmente deve trazer grandes dificuldades à nova rotina de atendimento do SUS, que necessitará de investimentos para ao menos retomar os níveis pré-pandêmicos”.

A Fiocruz também afirma que a falta de políticas de promoção e prevenção em saúde, que já vinham apresentando tendência de queda em períodos anteriores a pandemia, “implicou em maiores dificuldades no enfrentamento da Covid-19".

A fila do SUS tem sido um dos temas trabalhados pelo grupo de trabalho da saúde no governo de transição, que deve sugerir propostas no relatório final para tentar zerá-la.

A preocupação dos especialistas e da fundação de modo geral são as doenças que não foram tratadas e a continuidade no processo de outras síndromes que tiveram de ser interrompidas por conta da Covid-19 não serem tratadas em tempo hábil, podendo levar a complicações do quadro de saúde.

“Por exemplo, a queda dos atendimentos por glaucoma e catarata que seriam realizados por meio de cirurgias eletivas e que, no momento oportuno evitariam o agravamento do problema, podem a longo prazo trazer impactos maiores e indiretos como a cegueira, o que é resultado do represamento de atendimentos nos períodos mais críticos da epidemia”, diz a Fiocruz em nota.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES