Fruta que muitos odeiam é rica em benefícios para a saúde, pele e cabelos

O fruto divide opiniões entre quem ama e quem odeia os pratos feitos à base dessa iguaria

O pequi é um fruto rico em benefícios para a saúde, pele e cabelos | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Popular nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e norte de Minas Gerais, o pequi é rico em vitaminas  C, A e E, fósforo, potássio, magnésio e carotenoides e óleo insaturado. O fruto, de nome científico Caryocar brasiliense, divide opiniões entre quem ama e quem odeia os pratos feitos à base dessa iguaria. O fato é que ele é rico em benefícios para quem o consome, podendo evitar tumores, problemas cardiovasculares, formação de radicais livres, bronquites, tosse e resfriados. 

PODER ANTIOXIDANTE. Devido às altas quantidades de vitamina A e C e compostos fenólicos presentes no pequi, esse fruto é rico em propriedades antioxidantes. Isso faz com que ele contribua para a prevenção do envelhecimento precoce e no combate à ação dos radicais livres. Ele ainda é rico em vitaminas, minerais, ômega 9 e ácido palmítico.

PROTEGE A VISÃO. O pequi é uma fonte abundante de vitamina A e é rico em carotenoides que agem como antioxidantes. O fruto ajuda na prevenção de degeneração macular e promove a clareza da visão. O fruto também melhora a saúde ocular, eliminando os radicais livres. O pequizeiro é encontrado na Caatinga, Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica, em estados como a Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins. 

PRESSÃO ARTERIAL ESTÁVEL. O óleo de pequi é um poderoso aliado no controle da pressão arterial, ele possui nutrientes como o potássio e contém propriedades anti-inflamatórias. O pequi ajuda ainda no relaxamento dos vasos sanguíneos, o que contribui para prevenir complicações e problemas cardíacos. 

PROBLEMAS DE PELE. O óleo de pequi deve ser aplicado duas vezes ao dia para que possa trazer benefícios para a pele. Ele neutraliza infecções de pele, secura e eczema. Ele é rico em ácidos graxos que ajudam na hidratação da pele e a deixa hidratada e nutrida. Também acelera o processo de cicatrização de feridas.

SAÚDE CAPILAR. O óleo de pequi também traz benefícios para o cabelo, podendo ser utilizado como soro para deixar o cabelo brilhante, macio e radiante. Ele ajuda a tratar cabelos ásperos, quebradiços e danificados e pode ser utilizado como um tratamento condicionante profundo para eliminar pontas duplas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES