Futebol de fim de semana emagrece? Conheça riscos e benefícios da prática

Muitas pessoas são adeptas do futebol de fim de semana e ficam em dúvida se isso ajuda a manter a forma física

O futebol de fim de semana não só não ajuda a emagrecer como pode ser perigoso para os sedentários | Phillip Kofler/Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando o assunto é a prática de esportes, existem vários tipos de atletas: o amador, o profissional e o “aleatório”. Esse último pratica atividade física por um tempo mínimo na semana e fica com a sensação de que esse esforço pequeno já o fez cumprir a meta de exercício físico. Mas sempre há aquela dúvida: futebol no final de semana com os amigos emagrece?

“O futebol aos finais de semana é um problema perigosíssimo, por incrível que pareça. Temos que entender que apenas um estímulo dentro da semana inteira não trará benefícios ao emagrecimento. Portanto, não se iluda em achar que fazer alguma coisa só de final de semana mudará o seu corpo”, afirma o personal trainer Cássio Fidlay, em entrevista ao Sport Life.

A afirmação do personal, no entanto, não significa que a pessoa precisa parar com o futebol de fim de semana com os amigos. Mas é preciso entender que essa atividade recreativa não supre a necessidade de atividade física de uma pessoa e nem vai ajudar no processo de emagrecimento. É necessário que se pratique outros exercícios físicos durante a semana.

Além de não ajudar a emagrecer, dependendo de como se dê o pós-futebol, a pessoa pode até mesmo engordar, segundo Cassio. “Além de tudo, emagrecer é a última coisa que acontecerá. Pois se o indivíduo só pratica o futebol de final de semana, é certo que o pós futebol tem aquela cervejinha e churrasco para finalizar”, adverte o personal.

É preciso cuidado

É preciso ter cuidado com o futebol de final de semana. “Geralmente, o famoso atleta aos finais de semana é aquele que leva uma vida totalmente desregrada durante a semana. Vive sentado, comendo errado, dormindo mal, ingerindo álcool e no fim de semana passa duas horas debaixo de sol correndo para lá e cá. Sem o mínimo de condicionamento levando até mesmo a um infarto, pois o corpo não está preparado para tal feito”, garante Fidlay.

Dessa forma, a disciplina e regularidade na prática de atividade física é que ajuda alguém a perder peso e manter a saúde em dia, além de outros fatores. “Agora, seguir uma dieta durante a semana, manter-se ativo e fazendo exercícios, o futebol aos finais de semana pode sim ajudar no emagrecimento. Caso contrário, somente aos finais de semana fazer esse feito não terá mudança alguma”, encerra Cássio Fidlay.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES