Gripe, resfriado ou crise alérgica? Conheça os sintomas e saiba diferenciar

A médica Cristiana Passos explica que as pessoas fazem confusão em relação ao diagnóstico e ao tratamento das alergias que afetam as vias aéreas

Os sintomas de gripes, resfriados e crise alérgica às vezes podem confundir o paciente | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Hoje em dia é muito raro ouvir alguma pessoa dizer que não tem qualquer tipo de alergia. Na dúvida, faça um teste com alguém ao seu lado e pergunte. Na certa você escutará o relato de, pelo menos, uma restrição. Algumas até questionáveis, tendo em vista os vários 'mitos' sobre o tema ainda presentes na cultura popular. Mas é fato que, no geral, todo mundo tem (ou acha que tem, ao menos) uma alergia para 'chamar de sua'. 

Indo além do campo das impressões, entretanto, a estimativa (científica) é que cerca de 40% da população mundial sofra com algum tipo de alergia. O dado é da Organização Mundial de Alergia (WAO). As respiratórias, como a asma e a rinite, são as mais recorrentes. Somadas, atingem cerca de 700 milhões de pessoas - segundo estudos recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS).  

Essa é a razão, aliás, de a comunidade médica se mobilizar anualmente em torno do Dia Mundial da Alergia (8 de Julho) - data instituída pela OMS com objetivo de justamente conscientizar a população sobre o tema. Mais do que 'achismos', é importante que as pessoas realmente estejam a par de como lidar com essas irritações, cada vez mais presentes em nosso dia a dia. 

Mitos, verdades e as principais dúvidas 

Especialista em alergias respiratórias, a médica otorrinolaringologista Cristiana Passos Dias Levy, explica que, no geral, as pessoas fazem algumas confusões em relação aos diagnósticos e nas formas de tratamento das alergias que afetam as vias aéreas. "É muito comum haver confusão em relação aos sintomas de resfriado, gripe, sinusite, e muitas vezes as pessoas acabam recorrendo a tratamentos que são ineficazes por falta de conhecimento", observa a médica, que elencou aqui as principais dúvidas que chegam ao seu consultório, além dos mitos e verdades que precisamos saber a respeito do assunto. 

Tipos de alergias respiratórias

As principais alergias respiratórias incluem a rinite alérgica (alergia ao pólen, ácaros, pelos de animais, entre outros); a asma (alergia que afeta as vias respiratórias); a sinusite alérgica (alergia que afeta os seios da face) e a alergia ao mofo (fungos que crescem em ambientes úmidos). Outros alérgenos comuns incluem fumaça, poluição e produtos químicos. 

Como podemos identificar que estamos com alguma alergia respiratória? Os principais sintomas de alergias respiratórias incluem coriza (nariz escorrendo), espirros frequentes, coceira nos olhos, nariz e garganta, tosse, olhos vermelhos e lacrimejantes e falta de ar ou chiado no peito (em casos de asma). Esses sintomas podem variar em intensidade e duração, dependendo do tipo de alergia respiratória e da exposição aos alérgenos. 

Como podemos distinguir gripes e resfriados de uma crise alérgica?  

Gripes, resfriados e rinite alérgica são condições diferentes, com sintomas distintos e causas diferentes.  A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Os sintomas incluem febre alta, dor muscular, dor de cabeça, tosse seca, dor de garganta, coriza e mal-estar geral. A gripe geralmente dura de 5 a 7 dias e pode ser grave em pessoas com sistema imunológico comprometido, idosos e crianças. O resfriado é uma infecção viral menos grave que a gripe, que afeta principalmente o nariz e a garganta. Os sintomas incluem coriza, espirros, tosse, dor de garganta e congestão nasal. O resfriado geralmente dura de 3 a 5 dias e é mais comum durante os meses de outono e inverno. 

Já a rinite alérgica é uma reação alérgica a substâncias inaladas, como pólen, poeira, pelos de animais e mofo. Os sintomas incluem coriza, espirros, coceira no nariz e nos olhos, congestão nasal e lacrimejamento. A rinite alérgica pode ser sazonal (causada por pólen) ou perene (causada por alérgenos presentes no ambiente durante todo o ano). Para diferenciar essas condições, é importante observar os sintomas e o tempo de duração. 

A gripe geralmente vem acompanhada de febre alta e dor muscular, enquanto a rinite alérgica não costuma causar febre. Além disso, a gripe geralmente dura mais tempo que o resfriado. Se você estiver com sintomas de gripe ou resfriado, é importante ficar em casa e evitar contato com outras pessoas para evitar a propagação do vírus. Se os sintomas persistirem ou piorarem, procure um médico. Se você suspeita de rinite alérgica, um otorrinolaringologista pode ajudar no diagnóstico e no tratamento adequado. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES