Hábito de urinar no chuveiro faz mal à saúde? Especialista faz alerta

O hábito de urinar no chuveiro divide a opinião pública e de especialistas

76% das pessoas admitiram ter o hábito em uma pesquisa recente da Showers to You, uma empresa de banhos e chuveiros com sede no Reino Unido | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Urinar no chuveiro, especialmente em casa, é uma prática comum que a maioria das pessoas adota. Curiosamente, esta questão parece ser tópico de debate e controvérsia e nem todos se sentem à vontade para discutir. Algumas pessoas veem o ato de urinar durante o banho como algo inofensivo, ecológico e mais eficiente de usar a água, enquanto outras o veem como insalubre e anti-higiênico. É o caso da fisioterapeuta com doutorado em fisioterapia e especialização em assoalho pélvico, Alicia Jeffrey-Thomas

A profissional, que conta com mais de 400.000 seguidores em seu perfil no TikTok, apontou duas razões principais pelas quais essa prática não é saudável. De acordo com a especialista, os humanos são condicionados a associar o som da água corrente com a necessidade de urinar. Para pessoas que sofrem de disfunção do assoalho pélvico, um problema no controle da bexiga, o hábito de urinar no chuveiro pode desencadear escapes de urina causados pelo som da água corrente.

O hábito da associação pode fazer com que a pessoa sinta vontade de urinar apenas ao abrir a torneira, o que pode ser apenas um incômodo para alguns, mas para aqueles com disfunção do assoalho pélvico, pode contribuir para a incontinência de urgência. Além disso, a especialista também ressaltou que a anatomia das pessoas com vagina não é adequada para urinar em pé. 

Nessa posição, os músculos pélvicos não conseguem relaxar completamente, resultando em um nível inferior de suporte para a bexiga. Isso pode levar a problemas a longo prazo, pois o assoalho pélvico geralmente permanece contraído em pé para manter a continência. Segundo Alicia Jeffrey-Thomas, urinar nessas posições requer contornar os mecanismos normais de continência, o que pode ter consequências negativas para a saúde.

A urina transmite doenças?

Apesar de a urina de pessoas doentes poder conter germes, não há casos descritos de transmissão direta de infecções de uma pessoa a outra através da urina. Por exemplo, não se pega HIV, herpes, sífilis, gonorreia, clamidia nem qualquer outra doença sexualmente transmissível através da urina. O mesmo se aplica à infecção urinária, que não é uma infecção contagiosa. Ninguém pega infecção urinária em banheiro público.

Poucas são as doenças transmitidas pela urina. Alguns exemplos são a citomegalovirose e a febre tifóide, mas a contaminação acontece com o consumo oral de água contaminada e não pelo contato da urina com a pele em um banheiro público, por exemplo. A leptospirose é a principal doença que pode ser transmitida pelo contato da urina com a pele, porém, isso só ocorre com a urina de animais infectados, como ratos, não com a urina humana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES