Inchaço na vagina: o que é prolapso genital, que afeta até 50% das mulheres

O problema ocorre quando o grupo de músculos e tecidos que costumam sustentar o assoalho pélvico fica enfraquecido

O prolapso genital é um problema que pode atingir até 50% das mulheres | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você já ouviu falar em prolapso de órgãos pélvicos? O problema atinge cerca de 50% das mulheres e ocorre quando o grupo de músculos e tecidos que costumam sustentar o assoalho pélvico fica enfraquecido e não consegue manter os órgãos firmemente no lugar. Apesar de ser mais comum em mulheres de mais idade, a condição também pode acontecer entre as mais jovens.

O problema faz com quem um ou mais órgãos desçam de sua posição normal, fazendo com quem haja uma protuberância que pode ser sentida pela mulher dentro ou fora da vagina. Pode ser o intestino, a parte superior da vagina, o útero ou a bexiga. Em algumas mulheres, o problema é mais leve e elas nem sabem que têm essa condição, já para outras isso pode ter um impacto real na qualidade de vida.

Paciente relata primeiro contato com os sintomas

Um exemplo citado na reportagem da BBC Escócia é Natashja Wilson, que começou a perceber os primeiros sintomas aos 18 anos de idade. Na época ela morava longe de casa, na universidade, e não tinha ideia do que podia ser e ficou com vergonha de pedir ajuda. "Quando fui ao banheiro, notei uma protuberância na minha vagina", diz ela.

"Eu também estava sofrendo incontinência, dor durante a relação sexual e uma sensação de inchaço" relata. "Realmente não sabia o que pensar, porque eu sinceramente não sabia nada sobre meu corpo naquela época.", completa. Ela agora tem 24 anos e conta que na época foi tudo muito novo para ela. "Então perguntei às minhas amigas: 'Essa sensação de protuberância é normal?'", diz. "Elas disseram: 'Talvez seja o seu ponto G. Talvez seja apenas um ponto'."

Natashja, que é de Londres, na Inglaterra, conta que não sabia o que pensar sobre toda aquela situação, então preferiu deixar o assunto de lado, esperando que aqueles sintomas desaparecessem com o tempo. Mas eles só pioraram com o passar do tempo e, após 18 meses, ela contou a sua mãe, que a convenceu a buscar ajuda médica. Mais tarde, foi confirmado que ela tinha prolapso uterino.

Sintomas

Um dos sintomas mais característicos do prolapso de órgãos pélvicos é a sensação de peso ou algo descendo pela vagina. As mulheres que sofrem com esse problema também relaram problemas no intestino e na bexiga e ainda desconforto durante as relações sexuais. Uma pesquisa do Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Cuidados do Reino Unido, revela que uma em cada 12 mulheres relata sintomas de prolapso de órgãos pélvicos, no entanto, em exames físicos estes sintomas aparecem em até 50% de todas as mulheres.

Causas

Entre as causas desse problema estão o trabalho pesado, a genética, a prisão de ventre e até mesmo tosse persistente. Outro fato que pode levar ao prolapso de órgãos pélvicos é a gravidez e o parto natural, especialmente em casos de parto difícil. As mulheres também têm maior probabilidade de desenvolver prolapso à medida que envelhecem, principalmente depois da menopausa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES