Industrializados e ultraprocessados: qual o melhor para o consumo?

Muita gente evita consumir produtos industrializados e ultraprocessados pelos prejuízos que eles podem causar à saúde, mas eles não são iguais

Muitas pessoas confundem, mas produtos industrializados e ultraprocessados não são a mesma coisa | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muita gente evita consumir produtos industrializados e ultraprocessados pelos prejuízos que eles podem causar à saúde. No entanto, boa parte dessas pessoas confunde os conceitos e acha que produtos industrializados e ultraprocessados são a mesma coisa. Mas não é bem assim. Diante disso, a nutróloga Marcella Garcez esclarece algumas dúvidas sobre o assunto.

“Alimento industrializado e ultraprocessado são termos que se referem a categorias distintas de produtos alimentícios. A diferença envolve o grau de processamento e a composição dos ingredientes. Todo alimento ultraprocessado é industrializado, mas nem todo alimento industrializado é ultraprocessado”, garantiu em entrevista para o Sport Life.

Diferenças

Ela explica que alimentos industrializados são aqueles que passam por um processo com algum nível de processamento para transformar matéria-prima em produto. “Pode envolver técnicas, como moagem, fermentação, cozimento, pasteurização e entre outros. Geralmente contém uma combinação de ingredientes naturais e pode incluir conservantes, corantes e aromatizantes, mas o nível de processamento é variável”, detalhou a profissional.

Já as opções ultraprocessadas enfrentam vários processos industriais e possuem muitas aditivos e ingredientes, o que resulta em produtos com baixo teor nutricional e alta densidade energética. “Entre os principais aditivos estão corantes, estabilizantes, aromatizantes, adoçantes artificiais, realçadores de sabor, além de quantidades significativas de açúcares, gorduras e sódio. Porém, a classificação de um alimento como ultraprocessado não implica automaticamente em algo prejudicial à saúde. O equilíbrio e a moderação na dieta são fatores chave para uma alimentação saudável”, orientou Garcez.

Alimentos industrializados para quem treina

As melhores opções são aquelas que tenham os nutrientes necessários para sustentar a energia, a recuperação e o desempenho atlético. “As barras de proteína com teor reduzido ou sem açúcares e com ingredientes mais naturais, os iogurtes proteicos, as refeições prontas congeladas com ingredientes inteiros e equilibrados, as bebidas, os cereais integrais, as frutas secas, sementes e oleaginosas são alimentos ultraprocessados que podem ser consumidos por praticantes de atividade física. Sem falar nos suplementos alimentares como proteínas em pó e aminoácidos, úteis para atender às necessidades individuais”, sugeriu.

A médica afirma ainda que os alimentos ultraprocessados que são menos piores para incluir na alimentação são aqueles que possuem menor quantidade de aditivos e conservantes. “Como sopas, molhos, temperos, barras de cereais e sementes, alimentos à base de leguminosas, como soja, ervilhas e grão de bico, cereais matinais sem açúcar adicionado, iogurtes com probióticos e refeições prontas com ingredientes minimamente processados. Lembrando que a qualidade pode variar entre marcas e produtos individuais. Ler os rótulos com atenção, escolher opções com menos aditivos e procurar alternativas mais próximas de alimentos naturais e integrais são práticas importantes”, encerrou a Dra. Marcella Garcez.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES