Jovem quase fica cega por causa de sinusite bacteriana; conheça sintomas

Jovem de 16 anos retirou parte do crânio e quase ficou cega devido a infecção em estágio avançado

Gabrielle terá que passar por mais uma cirurgia de drenagem para tirar o restante da secreção do seio da face e estudar a possibilidade de alta | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma jovem chamada Gabrielle Monteiro Sousa, de 16 anos, tomou as manchetes do noticiário nacional após precisar retirar um pedaço do crânio e quase ficar cega, devido a uma sinusite bacteriana mal curada. A mineira está internada há dois meses e utilizou suas redes sociais para alertar aqueles que negligenciam o tratamento adequado.

Atualmente, morada de Sete Lagoas, em Minas Gerais, a adolescente notou um inchaço no olhar há cerca de três meses. No entanto, ela e sua família não desconfiaram do que poderia ser. Gabrielle passou por diversos médicos, até que em 31 de maio fez uma tomografia em Belo Horizonte que mostrou uma massa empurrando seu olho para fora da órbita. Desde então, a jovem segue internada.

Os profissionais de saúde responsáveis pelo caso acreditavam que um osso pudesse estar crescendo e empurrando o olho da adolescente. Porém, no momento da cirurgia para cortar parte desse osso, eles descobriram que o caso se tratava de uma infecção bacteriana em estágio avançado.

A bactéria estava quase chegando no meu cérebro. Tudo isso por causa de uma sinusite mal curada”, afirma Gabrielle. A jovem contou ao portal de notícias Metrópoles que os médicos não souberam dizer quando a infecção ocorreu e desde quando a bactéria estaria alojada em globo ocular.

Segundo a jovem, os episódios de sinusite são recorrentes e sem gravidade na família dela. "Era algo comum. Quando o clima mudava, a gente já se preparava. Se dava febre, íamos ao médico e tomávamos antibiótico, mas não era algo que nos preocupava tanto”, lembra.

Mas a família nunca imaginou que a condição poderia se transformar em um problema tão grave. “Foi assustador. Os médicos disseram que, se não retirasse o excesso da bactéria, ela poderia chegar às membranas do cérebro e causar meningite. Graças a Deus descobrimos a tempo e retiramos boa parte do que estava ‘comido’. A situação estava bem feia”, conta a jovem.

Como se pega uma sinusite bacteriana?

A sinusite bacteriana é causada pela proliferação de bactérias nas cavidades nasais e nos seios paranasais, geralmente após uma infecção viral, como a gripe. As bactérias mais comumente envolvidas incluem Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae e Moraxella catarrhalis. As mulheres são levemente mais suscetíveis de contrair sinusite bacteriana do que os homens.

Sintomas da sinusite bacteriana

Os sintomas da sinusite bacteriana incluem dor facial, dor de cabeça, congestão nasal, secreção nasal amarelada ou esverdeada, dor de dente, febre e mau hálito. Os sintomas podem ser semelhantes aos da sinusite viral, mas geralmente duram mais tempo e são mais graves.

Diagnóstico da sinusite bacteriana

O diagnóstico da sinusite bacteriana é baseado na presença de sintomas de sinusite que duram mais de 10 dias e não melhoram com o tratamento em casa. O médico pode realizar um exame físico e avaliar a presença de sintomas, como inchaço e sensibilidade nos seios paranasais. A tomografia computadorizada dos seios paranasais pode ser realizada em casos graves para avaliar a presença de inflamação e/ou complicações.

Tratamento da sinusite bacteriana

O tratamento da sinusite bacteriana inclui o uso de antibióticos para eliminar a infecção bacteriana subjacente. Os antibióticos mais comumente prescritos incluem amoxicilina, doxiciclina, trimetoprim-sulfametoxazol e cefalosporinas de primeira linha. Além disso, pode ser necessário o uso de descongestionantes, corticosteroides nasais, analgésicos e lavagens nasais. A cirurgia pode ser necessária em casos graves ou recorrentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES