Leucemia: conheça os principais sinais de câncer no sangue

A leucemia costuma passar despercebida no estágio inicial, apresentando sintomas apenas quando está em fase mais avançada

A leucemia é uma doença que costuma apresentar sintomas só quando em fase avançada | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A leucemia, ou câncer no sangue como é popularmente conhecida, costuma passar despercebida no estágio inicial, apresentando sintomas apenas quando está em fase mais avançada. Essa doença, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), atinge os glóbulos brancos. Sua característica principal é o acúmulo de células doentes na medula óssea, substituindo as saudáveis.

Segundo o Ministério da Saúde, na leucemia, uma célula sanguínea que não chegou ainda à maturidade sofre uma mudança genética que a transforma em uma célula com câncer. Essa célula anormal passa a funcionar de forma inadequada, multiplicando-se de maneira mais rápida e morre menos do que as células normais. É dessa maneira que as células sanguíneas saudáveis da medula óssea vão sendo substituídas por células com câncer.

Sinais e sintomas

De acordo com o Ministério da Saúde, existem mais de 12 tipos de leucemia, sendo que os quatro primários são leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (CLL). No entanto, seus sintomas são semelhantes. Quem sofre com esta doença, costuma se sentir cansado e exausto, além de febre persistente e suores noturnos. É comum ainda sentir anemia, taquicardia, palidez e tontura.

Segundo o A.C. Camargo Cancer Center outros sinais também podem incluir perda de apetite,  dificuldade para respirar, perda de peso inexplicável, dor nos ossos ou nas juntas, sangramentos e hematomas que aparecem com facilidade e sangramentos nasais, infecções recorrentes e petéquias, pequenos pontos vermelhos que aparecem na pele por causa de sangramentos.

Estes são sintomas que podem aparecer em quem sofre com leucemia, no entanto, apresentar esses sinais não necessariamente quer dizer que o indivíduo esteja com a doença. Estes sintomas também podem ser sinais de outras doenças. No entanto, quando perceber algum deles, é importante que se procure um médico para se ter um diagnóstico acertado.

Como é feito o diagnóstico?

Em caso de suspeita de leucemia, para se chegar ao diagnóstico, o médico dá início aos exames necessário. Depois disso e de posse dos resultados, o profissional poderá saber se realmente se trata de leucemia e, em caso positivo, ele poderá saber qual o tipo está presente e como se encontra a progressão da doença. O diagnóstico é feito com base em exames de sangue e da medula, incluindo punção e biópsia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES