Madonna e Stênio Garcia: entenda os riscos e como prevenir a sepse

Septicemia, ou sepse, é uma condição muito grave que pode levar à morte

Madonna e Stênio Garcia foram internados e tiveram diagnóstico de septicemia | Reprodução/Instagram
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nas últimas semanas tivemos dois casos de artistas internados devido a uma sepse ou septicemia, que é uma infecção generalizada. O primeiro foi o caso de Madonna, 64 anos, que teve uma infecção bacteriana grave, foi para a UTI e precisou ser intubada. A cantora teve inicialmente uma pneumonia, que evoluiu para sepse.

O segundo caso foi o do ator Stênio Garcia, de 91 anos. Ele sentiu fortes dores nas pernas, foi internado e teve o diagnóstico de septicemia. O ator está sendo tratado com antibióticos e passa por uma bateria de exames. Ele já apresenta melhoras e gravou inclusive um vídeo para as redes sociais, tranquilizando amigos e seguidores. "Eu agradeço as orações e quero mandar um 'beijão' a todos vocês", disse o ator. "Logo tudo estará resolvido. Vamos com muita fé e gratidão sempre", escreveu na legenda da postagem, feita no Instagram.

Septicemia ou sepse

Septicemia, uma condição muito grave que pode levar à morte, pode ser definida como um conjunto de manifestações que afetam o corpo humano causada por uma infecção, que pode estar em um órgão específico do corpo, mas se espalha por todo o organismo, o que pode prejudicar o funcionamento de vários órgãos. Em casos mais graves do problema, ela pode causar a disfunção ou até mesmo a falência de múltiplos órgãos.

Em caso de sepse além da ação direta das bactérias no organismo, na tentativa de combater os micro-organismos invasores, nosso sistema de defesa pode desencadear um quadro de inflamação generalizada. Essa resposta pode trazer uma série de complicações, como desregulação da coagulação, da pressão arterial e pode até levar à falência de órgãos nobres, como os rins.  

Atenção aos sintomas

O médico Jairo Bouer, em texto para o Terra, explica que as bactérias são seres unicelulares que podem provocar algumas doenças, muitas delas são de simples tratamento, já outras podem complicar. Mas nem todas as bactérias fazem mal para nossa saúde. Ele listou alguns sintomas iniciais de uma infecção bacteriana: febre, sudorese excessiva, perda de apetite, prostração,  taquicardia, calafrios, tremores e dores no corpo (dependendo do local da infecção).

No caso de a infecção evoluir para uma sepse, os sintomas podem ser outros, inclusive ficam mais graves de acordo com a progressão do caso: febre alta ou hipotermia, taquicardia, falta de ar, tremores e calafrios, queda da pressão arterial, diminuição do volume de urina e confusão mental. O médico alerta ainda que o quadro pode se agravar e virar uma infecção generalizada quando a pessoa demora a buscar ajuda médica ou realiza um tratamento incorreto.

Como prevenir

Algumas dicas são importantes de serem seguidas para prevenir uma infecção bacteriana: seguir um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada, atividade física regular, sono de qualidade e manejo do estresse; preparar alimentos de forma higiênica e adequada; manter as vacinas em dia,   usar preservativo no sexo;  ferver a água antes de beber; evitar aglomerações e lavar as mãos com frequência e só tomar remédios prescritos pelo médico, na dose e tempo indicados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES