6 atitudes para reduzir o colesterol ruim e evitar doenças crônicas

O colesterol elevado está relacionado a doenças cardiovasculares que aparecem entre as principais causas de mortes no mundo

Seguir um estilo de vida saudável ajuda a reduzir o colesterol ruim | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar de sua fama ruim, o colesterol é importante para o bom funcionamento do organismo. Ele está presente na estrutura das células, na produção das membranas celulares, em alguns hormônios e vitaminas, além de formar ácidos biliares que atuam na digestão. Ele passa a ser um problema quando existe o excesso da partícula LDL–colesterol (conhecida popularmente como colesterol ruim) no organismo e do tipo de gordura ingerida. 

O colesterol elevado está relacionado a doenças cardiovasculares que aparecem entre as principais causas de mortes no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, todos os anos, cerca de 360 mil brasileiros vão a óbito em decorrência dessas doenças. Para se manter longe desse colesterol ruim, algumas atitudes podem ajudar. 

Alimentação saudável

Para se manter longe desse colesterol, o ideal é ter uma alimentação saudável, baseada em alimentos in natura ou minimamente processados, sem excessos de gorduras saturadas (originadas da gordura de produtos animais) e evitar o consumo de alimentos ultraprocessados. O ideal é acrescentar na dieta alimentos ricos em fibras, como vegetais, frutas, grãos integrais e leguminosas, além de priorizar gorduras saudáveis.

Exercícios físicos regulares

A prática de atividade física ajuda a melhorar a saúde de modo geral e uma das consequências positivas desse hábito é a redução do colesterol ruim. A pessoa pode aderir a atividades aeróbicas como corrida, caminhada, natação, ciclismo, dentre outros. Além disso, o indivíduo também pode praticar treinos de resistência, como a musculação.

Controle do peso corporal

Manter o controle do peso corporal também é fundamental nesse processo e, para isso, é necessário abandonar o comportamento sedentário, que também é prejudicial à saúde e interfere nos níveis de colesterol ruim; aderir à pratica de atividade física e ainda priorizar uma dieta saudável e equilibrada.

Tabagismo, álcool e estresse

Outros hábitos que precisam ser abandonados é o do consumo de bebidas alcoólicas de forma exagerada e o cigarro, dois fatores que contribuem para manter os níveis de LDL elevados. Além disso, é importante reduzir o estresse. Práticas como meditação, ioga ou hobbies relaxantes podem contribuir.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES