Melhora a estética e a visão: por que a blefaroplastia está em alta?

O procedimento vem ganhando cada vez mais adeptos e tem poucas contra indicações

A cirurgia de blefaroplastia ajuda a rejuvenescer | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cada vez mais popular entre artistas e personalidades influentes, a cirurgia de blefaroplastia é um caminho simples e prático para rejuvenescimento e melhora na qualidade de vida. O procedimento vem ganhando cada vez mais adeptos e tem poucas contra indicações, auxiliando na melhora até do campo de visão dos pacientes.

A blefaroplastia consiste na correção do excesso de pele e gordura presente nas pálpebras, podendo ser realizada por um cirurgião plástico especializado ou por cirurgião oculoplástico, como aponta a especialista Lígia Neves. “O procedimento retira o excesso de pele sobre os olhos. Assim, dependendo da quantidade de pele existente, a blefaroplastia pode promover a redução do peso nas pálpebras e ampliar o campo visual, sobretudo nas laterais. E ainda ocorre melhoria estética, diminuição do aspecto de cansaço”, aponta a médica.

Por ser uma intervenção simples, o paciente pode receber alta logo após a cirurgia, respeitando um período de até 7 dias de repouso. Apesar disso, é importante estar atento para algumas condições que podem dificultar o processo. “Existem algumas contraindicações, como problemas de saúde não controlados, como diabetes, hipertensão, doenças do coração, além de doenças oculares graves e determinados medicamentos, a exemplo do uso de anticoagulantes”, detalha a profissional.

Como é feita a cirurgia?

Para se detectar a necessidade da cirurgia, de início, é realizada uma avaliação do paciente pelo médico e, logo depois, o procedimento cirúrgico é agendado. Quando é feita de forma isolada, a blefaroplastia é realizada com anestesia local e sedação. Neste caso, não há a necessidade de sedação. 

"Durante o procedimento, é feita uma marcação na área da pele da pálpebra superior que será removida. Posteriormente, a pele é retirada, e, caso haja bolsas de gordura, são removidas. A área é então fechada, e os pontos são retirados em aproximadamente cinco dias. O mesmo processo é aplicado à pálpebra inferior, com a remoção de pele e bolsas, seguida pela retirada dos pontos após cinco a sete dias", explica o professor e chefe da divisão de cirurgia plástica e reconstrutiva da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Ricardo Cavalcanti.

Benefícios 

Segundo Cavalcanti, o principal benefício dessa cirurgia é o rejuvenescimento da face e, consequentemente, a melhora da autoestima. "Além disso, outro ponto positivo é a quase imperceptibilidade das cicatrizes resultantes. Em alguns casos, na pálpebra inferior, é possível realizar a cirurgia pela parte interna do olho, na conjuntiva, removendo as bolsas sem deixar qualquer cicatriz visível […]", explica o especialista em entrevista ao Terra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES