Menopausa: tratamentos e formas de prevenção dos sintomas intensos - O que é menopausa?

Fogachos (calorão), secura vaginal, depressão e insônia são alguns dos sintomas da menopausa. - O que é menopausa?

Slide 1 de 7
Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O que é menopausa?

A princípio, a menopausa é a última menstruação, que só é determinada com certeza depois de 12 meses sem sangramentos. Já o climatério é o período de transição que ocorre da fase fértil até essa última menstruação. Em média, ele vai dos 45 aos 55 anos de idade – e é aí que já surgem os sintomas. Ora, é nesse período que o fluxo menstrual pode ir e vir, os hormônios femininos começam a decair e por aí vai. Com informações da revista Veja Saúde.

Por volta dos 40 anos, a menstruação começa a ficar mais espaçada e imprevisível. Até que, em um momento, a mulher para de menstruar. Lembrando que existe a menopausa precoce. Ela entra em cena quando os sintomas surgem antes dos 40 anos. “Dentro de um período que ainda seria reprodutivo, a mulher entra em falência ovariana”, explica Nilka Donadio, ginecologista e obstetra e consultora da Dasa Genômica.

Com o tempo, parte do incômodo decorrente da menopausa tende a ir embora. Mas alguns desconfortos podem permanecer, como secura vaginal. Além disso, a pós-menopausa é marcada por um aumento no risco de doenças como osteoporose e panes cardíacas. Daí a necessidade de ir ao médico e monitorar o estado de saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 7
SEÇÕES